terça-feira, 22 de abril de 2014

HARISSA



Harissa é uma pasta de chili, geralmente caseira, muito utilizada no norte da Africa, Marrocos, Argélia e na cozinha Túnisiana. Ela é utilizada em vários pratos e pode ser comida até mesmo como pasta no pão. A mistura de pimentas que compoem a receita da Harissa pode variar de pimentas extra fortes até as mais suaves. Geralmente casa familia possui a sua propria(s) receitas de Harissa. Outra variação dessa pasta é que pode ser feita com pimentas secas ou com pimentas frescas, ou com a mistura das duas. No meu caso usei apenas pimentas frescas. Para obter Harissa mais forte voce pode fazer uma mistura de tipos diferentes de pimentas. Ultimamente tenho usado a harissa em várias de minhas receitas.

Ingredientes
12 pimentas (pode usar tipos diferentes ou apenas um tipo – eu usei dedo de moça fresca)
3 dentes de alho
½ colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sementes de coentro
1 colher de sopa rasa de sementes de cominho
1 colher de sopa de anis estrelado
1 colher de chá de paprica picante
½ colher de suco de limão

Opcionais: Opcionalmente voce pode colocar conserva de limão, salsinha fresca, coentro fresco, tomate fresco ou seco. Como faço e deixo na geladeira, prefiro fazer a pasta basica e, caso necessário, misturo esses ingredientes conforme a receita.
Para as pimentas secas: Deixe de molho em água quente por 20 minutos
Para as especiarias em grãos: coloque as sementes de coentre e de cominho em uma frigideira, junte o anis estrelado e deixe dourar por uns 2 minutos em fogo médio para que solte os óleos e a essencia. Não passe desse tempo pois pode deixar as sementes amargas. Retire da frigideira e coloque em um pilão. Triture até obter um pó. Reserve.
Lave bem as pimentas e caso prefira uma Harissa mais suave, retire as sementes. Dependendo do tipo de pimenta, use uma luva para proteger as mãos. Em um processador coloque as pimentas, o alho, o pó das especiarias, a paprica, o azeite e o suco do limão e bata até obter uma pasta homogenea. Caso esteja muito grossa adicione um pouco mais de azeite. Guarde em um recipiente limpo com um pouco de azeite por cima para durar por meses na geladeira.

 

2 comentários: