sábado, 22 de novembro de 2014

CABELO DE ANJO COM PESTO, ERVILHAS , QUEIJO, CASTANHAS E PANGRITATA


Esse prato tem por base uma receita da Kate Quimm Davies que foi um pouquinho modificada. Como não tinha vários dos ingredientes da receita original mas queria muito comer algo parecido, fui trocando alguns ingredientes até chegar ao resultado ai da foto. Ficou ótimo, essa receita é facílima e tem um sabor maravilhoso. Basicamente as minhas trocas forram: Na receita original o macarrão era espaguete, o queijo era feta, a noz era macadâmia e ainda tinham alguns aspargos selvagens que são impossíveis de achar aqui no Brasil – são aqueles bem fininhos. O restante segue a receita original. Detalhe, a pangritata, para quem nao sabe o que é, é o queijo ralado dos pobres. Conta a historia que antigamente na Italia, os podres que não tinham dinheiro para comprar queijo ralado e colocar na massa, utilizavam o pão dormido ralado e bem temperado para substituir o queijo. Eu adoro!! Bom apetite!!


Ingredientes
Para duas pessoas
4 ninhos de macarrão cabelo de Anjo
50gr de queijo de minas fresco
1 xícara de castanhas do caju
½ xícara de salsinha bem picadinha
½ xícara de folhas de hortelã bem picadinha
½ limão siciliano
1 xícara de ervilhas congeladas
3 fatias de presunto de parma
1 ½ xicara de farelo de pão italiano no ralo grosso
3 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto
½ chili
1 colher de sopa de manteiga

Em um pirex coloque ½ xícara de azeite, a salsinha bem picada, o hortelã bem picado, o suco do limão e as castanhas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Retire as sementes do chili e pique. Junte aos demais temperos e mexa bem. Quebre o queijo em pedaços e reserve. Corte as fatias de presunto em pedaços e reserve. Em uma panela com água e sal coloque as ervilhas para cozinhar por 8 minutos. Escorra e passe pela água fria para que mantenham a cor. Reserve. Em uma frigideira coloque a manteiga e 2 colheres de sopa de azeite. Deixe esquentar um pouco e junte o alho picado. Deixe dourar um pouco e junte o pão italiano ralado mexendo sempre para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Aqueça uma panela com água e sal e quando estiver fervendo, junte os ninhos de macarrão. Deixe cozinhar por 10 minutos ou ate que esteja “ al dente”. Escorra bem até que toda a água tenha saido e junte o macarrão ao pirex com os temperos. Com o auxilio de um garfo vá soltando os fios do macarrão e misturando os temperos. Junte algumas colheres da farinha de pão com alho, o presunto em fatias e o queijo. Torne a misturar cuidadosamente. Vá misturando o restante da farinha mas deixe um pouco para a decoração no final. Sirva porções da massa coberta com folhas de hortelã e o restante da farinha de pão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário