terça-feira, 1 de setembro de 2015

BOBÓ DE PALMITO PUPUNHA



Essa é uma opção bem bacana para quem é vegetariano, substituir a proteina dessa receita pelo palmito pupunha. Eu utilizei palmito fresco, comprado na feira, mas voce pode utilizar o de lata, em conserva, comprado no supermercado.

Ingredientes
Para duas pessoas
1 pratinho de palmito pupunha fresco (cerca de4 pedaços de 10cm)
½ vidro de leite de coco
4 colheres de extrato de tomate
1 colher de sopa de azeite de dendê (opcional)
1 cebola grande picada
200ml de caldo de frango
2 dentes de alho
200gr de aipim de boa qualidade
Salsinha
1 pimenta dedo de moça
Sal e pimenta a gosto
Azeite para refogar


Descasque o aipim e corte em pedaços pequenos para cozinhar mais facilmente. Coloque-os em uma panela com água e sal e leve ao fogo até que estejam macios. Retire do fogo, escorra a água mais reserve 1 copo da água que foi cozida. Abra os pedaços de aipim e retire o cordão que fica no meio. Coloque o restante do aipim em um processador, junte um pouco da água que foi cozido e processe até obter um creme bem liso. Reserve. Lave bem os palmitos e corte-os em rodelas de 1cm de largura. Em uma panela coloque 2 colheres de sopa de azeite e junte a cebola picada, deixe refogar por uns cinco minutos ou até que estejam bem transparente, junte o alho picado e mexa bem. Junte o extrato de tomate e o caldo de frango e o azeite de dende se for de seu gosto. Junte o creme de aipim e deixe cozinhar até que o caldo tenha reduzido a metade. Junte a pimenta dedo de moça a gosto, sem sementes, e o leite de coco. Junte os pedaços de palmito e deixe cozinhar por 10 minutos. Mexa bem desligue o fogo e junte a salsinha picada. Prove acerte o sal se for necessário e sirva com arroz branco.

Obs.: Eu gosto do meu bobo com um creme de aipim bem leve entao vou adicionando o creme de aipim aos poucos para que não fique muito grosso, até obter a consistencia desejada.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário