sexta-feira, 13 de julho de 2018

MEDALHÃO COM CROSTA DE ERVAS E RISOTO DE CATUPIRY




Receita super simples e gostosa.

Ingredientes
Para duas pessoas
2 medalhões de filé mignon
3 dentes de alho
1 xicara de farinha panko
1 xicara de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de alecrim picado
1 colher de sopa de folhas de tomilho
1 galho de tomilho
2 colheres de sopa de vinagre
Azeite
100gr de manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto
1 xicara de arroz arborio
½ xicara de vinho branco seco
½ echalota ou cebola
2 xicaras de caldo de legumes caseiro
200gr de queijo caturipy

Tempere os medalhões com pimenta do reino fresca e dois dentes de alho picado. Junte o vinagre, 4 colheres de sopa de azeite e 1 galho de tomilho. Misture bem e deixe marinar por uns 20 minutos.
Faça a crosta de ervas. Em um recipiente coloque a farinha panko, as folhas picadas de alecrim, as folhas de tomilho, o queijo parmesão ralado e tempere com pimenta do reino a gosto. Adicione duas colheres de sopa de manteiga e, com o auxilio de um garfo, misture bem até formar uma pasta homogenea. Reserve na geladeira.
Faça o medalhão. Aqueça uma frigideira grande com duas colheres de sopa de manteiga e duas colheres de sopa de azeite, quando estiver aquecida junte os dois medalhões. Temepre com sal. Deixe dourar bem de um lado para depois virar para o outro. Desligue o fogo e transfira os medalhões para uma travessa refratária. Pegue a pasta de ervas na geladeira e faça uma crosta sobre cada medalhão moldando com o auxilio das mãos. Leve ao forno para gratinar até que esteja dourado. Cuidado com esse processo para que o seu medalhão não fique seco. É importante que o forno tenha a opção de gratinar. Enquanto esta gratinando faça o risoto.
Faça o risoto. Pique a cebola em cubos bem pequenos e reserve. Em uma panela coloque duas colheres de sopa de azeite e a cebola para suar. Quando estiver transparente junte ½ dente de alho picado e refogue. Junte o arroz e mexa bem até que todos os grãos estejam cobertos de azeite. junte o vinho e deixe evaporar até quase secar. Tempere com sal e junte metade do caldo. Abaixe o fogo e mexa de vez em quando. Adicione mais caldo se for preciso. Os grãos devem ficar macios porem firmes, al dente. Um pouco antes de desligar junte o catupiry, mexa bem até que esteja todo derretido. Desligue o fogo e junte 1 colher de manteiga gelada. Misture bem, prove e acerte o sal se for necessário. Sirva com o medalhão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário