sexta-feira, 15 de março de 2019

RISOTO DE QUINOA COM CAMARÃO






Adorei essa ideia de fazer uma mistura de risoto de quinoa com sabor de moqueca. A ideia é do Chef Elia Schramm e que, fazendo uma pesquisada por reportagens antigas achei na internet. Uma das receitas que adoro, e faço muito aqui em casa, é o risoto de moqueca com feijão branco que comi no restaurante Irajá, logico que essa versão é a minha pois nunca vi a receita original do Chef Pedro de Artagão mas a ideia de um risoto com o sabor da moqueca e o crocante, a textura, dos feijões brancos, é fantástica. Atualmente um dos meus risotos preferidos. Quando li a reportagem com a foto da moqueca de quinoa do Chef Elia tive a certeza que também gostaria. No mesma semana experimentei e não deu outra, adorei! Da mesma forma que o risoto do Irajá, a receita original do Chef Elia não é essa, não achei a receita. A receita abaixo é minha e foi inspirada no prato dele obviamente.

Ingrediente
Para duas pessoas
2 xícaras de quinoa de boa qualidade
1 cebola grande
3 dentes de alho
3 xícaras de caldo de legumes
300gr de camarões frescos e limpos
2 tomates grandes maduros e firmes
1 molho de coentro fresco
3 colheres de sopa de extrato de tomate concentrado (eu uso elefante)
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de pimenta calabresa
1 colher de chá de óleo de dendê
1 vidro pequeno de leite de coco
½ xícara de conhaque

Comece marinando os camarões. Coloque os camarões em uma vasilha com o suco do limão, os alhos espremidos e 2 colheres de sopa de azeite. Tempere com pimenta do reino a gosto, misture bem e deixe marinar por 20 minutos na geladeira. Enquanto isso faça a quinoa. Lave os grãos de quinoa sob água corrente e escorra. Em uma panela coloque um fio de azeite e coloque a quinoa. Aqueça o caldo de legumes e coloque na panela com a quinoa. Mexa bem e deixe em fogo baixo até que a quinoa esteja “ al dente”. Se for preciso junte mais caldo ou água.
Lave bem os tomates, retire as sementes e corte-os em cubos pequenos. Faça o mesmo com a cebola. Reserve. Faça os camarões. Aqueça uma frigideira de borda grande, ou uma panela, com 3 colheres de sopa de azeite e quando estiver quente junte os camarões. Deixe 1 minuto e vire de lado. Junte o conhaque e flambe. Retire os camarões e reserve. Junte as cebolas e deixe dourar por mais 1 minuto. Junte o alho e deixe por mais um minuto, junte a marinada que ficou na vasilha e os tomates em cubos. Mexa bem e deixe refogar por 2 minutos. Tempere com sal, pimenta do reino e a pimenta calabresa. Junte o leite de coco e misture bem. Junte o extrato de tomate e misture novamente e deixe reduzir por cerca de 3 minutos ou até que esteja na metade. Pique algumas folhas de coentro e junte a mistura assim como o azeite de dendê. Misture bem e retorne os camarões. Prove e acerte o sal e as pimentas se necessário. Junte a quinoa e deixe terminar de cozinhar até que esteja macia. Sirva com folhas frescas de coentro.



Um comentário: