quarta-feira, 28 de agosto de 2019

ARROZ DE PORCO





Um tempo atrás estive em um restaurante aqui no Rio de Janeiro e experimentei um arroz de porco que estava uma delicia! Foi baseado nesse prato que eu fiz essa receita e que ficou, na minha opinião, até melhor que a receita que eu experimentei no restaurante. Para a carne de porco eu usei costeletas que eu já tinha em casa porem você pode usar lombo, pernil ou qualquer outro pedaço de carne de porco que tenha em casa, só não pode linguiça. O ideal é usar um pedaço que não tenha muita gordura. A parte das flores de abacaxi eu usei a receita do site panelinha da Rita Lobo embora as minhas tenham queimado porque acabei esquecendo-as no forno mas como essa parte é a mais trabalhosa e demorada, você pode substituir por qualquer outra receita de abacaxi assado mas, se tiver tempo, eu recomendo fazer essa que é uma delicia e fica linda! Embora na minha foto não esteja tão bonita assim porque queimou.

Ingredientes
Serve até 3 pessoas
250 gr de carne de porco
1 cebola média
2 dentes de alho
1 xícara de arroz
1 xícara de passata de tomate
4 xícaras de caldo de carne caseiro
1 maço de couve fresca
1 abacaxi
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pimenta dedo de moça
Azeite

Descasque o abacaxi e corte em fatias bem finas. Tente manter um padrão para que elas assem por igual.  Separe meio abacaxi.  Preaqueça o forno na temperatura mais baixa possível do seu forno. Seque bem as fatias de abacaxi e distribua em duas assadeiras grandes, uma ao lado da outra, sem sobrepor.  Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora até que comecem a secar. Retire a assadeira do forno e com um garfo, vire as fatias. Volte ao forno e deixe assar por mais 40 minutos até ficarem douradas, secas, mas ainda maleáveis. Retire a assadeira do forno e encaixe as fatias ainda quentes dentro de forminhas de mini-muffin (ou empadinhas) para modelar. Atenção: tem que ser rápido, as fatias esfriam rapidamente e podem quebrar.
Desligue o forno e volte as forminhas com as flores ao forno desligado. Deixe secar até que estejam firmes, secas e no formato de flor. Desenforme e utilize. Enquanto esta fazendo o abacaxi, que demora, faça o porco. Em uma panela de pressão coloque a carne de porco, metade do caldo de carne e a passata. Tampe e leve ao fogo na pressão por mais 30 min depois que começar a apitar. Retire a pressão e abra a panela. Se tiver feito um pedaço de carne que tenha ossos então descarte-os, descarte qualquer pedaço de gordura que houver e desfie bem a carne – eu coloquei a minha na batedeira e bati rapidamente com o batedor de massa, ela ficou bem desfiada. Volte a carne desfiada para o molho da panela. Reserve. Aqueça uma panela com um fio de azeite e coloque a cebola picada para refogar. Quando estiver transparente junte o alho e deixe refogar por mais um minuto. Junte o arroz e mexa bem ate que todos os grãos estejam envoltos no azeite. Junte 1 ½ de caldo de carne e deixe cozinhar ate que todo o caldo tenha evaporado. O arroz ainda deve estar um pouco duro então, nesse momento, coloque o molho da carne que esta na panela de pressão e deixe cozinhar ate que o arroz esteja cozido. Nesse momento junte a carne desfiada e mais um pouco de molho – esse arroz é caldoso, ou seja, ele é bem molhado. Reserve. Lave bem a couve e corte em tiras bem fininhas. Tempere com sal e pimenta do reino. Coloque porções de arroz no prato, duas fatias de abacaxi e guarneça com a couve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário