quinta-feira, 19 de novembro de 2020

TEMPURÁ DE CAMARÃO COM GELEIA DE ABACAXI E GENGIBRE




Tempurá de Camarão com Geleia de Abacaxi e Gengibre

Esse camarão pode acompanhar qualquer molho. Fica ótimo com molho a base de iogurte, molhos a base de shoyo ou doces. Essa geleia também fica ótima acompanhando pratos salgados com porco. Eu faço a geleia e coloco em um pote esterilizado e deixo na geladeira para quando precisar. Dura em torno de 2 meses ainda fechada. 


Ingredientes
1 abacaxi
gengibre fresco
1 xícara de açúcar
200 gr de camarões graúdos limpos
1 lata de cerveja
1 xícara de farinha de trigo
1 dente de alho
suco de 1/2 limão
sal e pimenta do reino a gosto

Coloque os camarões em um refratário com um fio de azeite, suco do limão, pimenta  e o alho picado. Deixe marinar na geladeira. Descasque o abacaxi, corte em pedaços pequenos e passe no liquidificador até obter um suco grosso. Passe pela peneira e transfira para uma panela. Junte o açúcar na panela e mexa bem - prove o abacaxi, caso esteja muito doce então pode diminuir um pouco a quantidade de açúcar, coloque 3/4 de xícara. 
Leve ao fogo médio. Retire a espuma que sobe na panela com uma escumadeira. Descasque o gengibre e rale. Coloque a quantidade desejada na geleia - eu coloco 1 colher de sopa. Prove. Abaixe o fogo e deixe até chegar ao ponto de geleia.  Pegue uma colher e retire um pouco colocando em um prato gelado caso tenha dúvida do ponto. 
Aqueça uma panela com óleo para fritar os camarões.  Em uma tigela coloque a farinha e um pouco de cerveja. misture bem. a massa deve ficar grossa porém líquida. Junte mais cerveja se for preciso. Pegue os camarões e tempere com sal. escorra e passe pela massa de cerveja. Coloque para fritar. Repita a operação com todos os camarões. Sirva com a geleia.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário