quinta-feira, 19 de novembro de 2020

TORTA DE CHOCOLATE COM CARAMELO



 

Essa receita é do Julio do Mandioca & Caviar, maravilhosa. Um pouco trabalhosa mas maravilhosa. Super recomendo, as receitas dele são ótimas e dão super certo. Tem muitas com o passo a passo no instagram. Dá um pulinho la e verifica. Você não vai se arrepender. A receita pode ser feita em formas pequenas, individuais, sao as primeiras fotos, ou em forma grande de 23 cm, fotos finais.

Massa Sablee

Ingredientes da massa:

190g de farinha de trigo,

115g de manteiga sem sal em temperatura ambiente,

30g de açúcar de confeiteiro ou impalpável,

1 bela pitada de sal (ou 1/8 de colher de chá),

1 gema retirada de ovo tipo grande,

1 colher (chá) de extrato de baunilha,

2 colheres (sopa) de farinha de amêndoas (pode ser de outra oleaginosa, mas amêndoa é tradicional na massa sablée).

Caramelo Salgado

250g de creme de leite fresco
75g de manteiga sem sal
Flor de sal ou sal normal de cozinha a gosto (eu usei 1 + 1/2 colher de chá de flor de sal)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
300g de açúcar refinado
85g de glucose/glucose de milho (pode ser Karo)
60g de água

Ganache de Chocolate
250 gr de chocolate meio amargo em gotas ou barra
150gr de creme de leite fresco
1 pitada de sal
1 colher de glucose

Faça a massa

A manteiga tem que estar obrigatoriamente em ponto cremoso, pomada.  Colocar a manteiga em um bowl e juntar o açúcar de confeiteiro. Com uma espátula misture bem o açúcar e a manteiga. Juntar 1 colher de chá de baunilha, o sal, a gema e misturar até ficar homogêneo. Junte a farinha de trigo e a farinha de amêndoas e misture com a espátula ate ficar homogêneo. Se estiver muito ressecado e não virar uma massa homogênea então coloca uma colher pequena de leite. Junte com as mãos, faça um disco, envolva no filme plástico e leve a geladeira por no mínimo 12 horas.

 Retire a massa da geladeira. Abrir um pedaço de filme plástico e colocar a massa no meio. Abrir um outro pedaço de filme plástico do mesmo tamanho e colocar por cima. Ou fazer o mesmo com papel manteiga. Com o auxílio do rolo, abra a massa bem fina para ser colocada na forma. Volte a forma para a geladeira por 30 minutos no mínimo. Forre a massa com papel manteiga e coloque arroz, feijão ou qualquer coisa para fazer peso e levar ao forno pre aquecido a 190º.C por volta de 15 minutos

Faça o caramelo

Em uma panela colocar a manteiga em ponto pomada, colocar a flor de sal (também pode ser colocado no final quando o caramelo já estiver pronto), junte o creme de leite. Ligue em fogo baixo para médio, mas NÃO PODE DEIXAR FERVER, SOMENTE AQUECER. Tem que derreter toda a manteiga e aquecer o creme de leite. Juntar a baunilha.  Mistura com uma espátula cuidadosamente e reserve para ser usado depois.

Em outra panela colocar o açúcar e a água e a glucose. Dar uma leve mexida para misturar o açúcar, a água e a glucose. Levar ao fogo de médio.  Deixe a panela no fogo até o caramelo chegar na cor desejada, mais escuro um pouco então junte a mistura do creme de leite e mexa imediatamente com um foue. Cuidado porque ele respinga calda quente, coloque uma luva. 

Mistura até homogeneizar e depois para e deixa o caramelo cozinhar ate a calda atingir a temperatura de 118º.C. Assim que chegar no ponto, retire do fogo.  Coloque imediatamente na casquinha da forma, na base de biscoito. Esperar o caramelo ficar firme para somente depois colocar a ganache

GANACHE DE CHOCOLATE

Em uma panela colocar o creme de leite para aquecer em fogo médio para baixo, juntar uma pitada de sal, - se quiser pode colocar 1 colher de sopa de glucose (para dar mais brilho e textura) – assim que começar a ferver nas bordas então retire do fogo. Colocar o creme de leite quente sobre o chocolate e esperar uns 5 minutos sem mexer.  Misture bem ate ficar liso e homogeneo. Coloque sobre a camada de caramelo. As duas camadas, caramelo e chocolate, devem ter mais ou menos a mesma espessura para que o sabor fique equilibrado, talvez um pouquinho mais de chocolate.

Eu torrei laminas de amendoas e coloquei por cima porem nao faz parte da receita original mas eu adoro.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário