sexta-feira, 12 de novembro de 2021

POLENTA BRANCA MOLE COM GORGONZOLA E AMÊNDOAS




Polenta Branca Mole com Gorgonzola e Amêndoas

Eu fui uma pessoa que, por muito tempo, não gostava de polenta. minha opinião é que polenta é aquele tipo de receita que precisa ser feita por quem sabe - cozida no tempo certo, bem temperada, etc...
Fui já adulta que passei a apreciar esse prato tão popular Italiano que tem muitos adeptos aqui no Brasil. Esse prato, com gorgonzola experimentei em um restaurante aqui no Rio de Janeiro e fiquei apaixonada, queria comer a tijela inteira - mas estava dividindo com uma amiga. kkkkkkkkk
Cheguei em casa e pensei, vou fazer aqui. Comprei os ingredientes e fiz da forma que eu imaginei que era o prato do restaurante, logico que eu não tenho a receita deles mas ficou bem igual.
Almocei como entrada e foi servido em uma cunbuca individual, que faz todo sentido já que o gorgonzola vem derretido no fundo da polenta.

Ingredientes
Para duas pessoas
1 xícara de fubá branco ou polenta branca
3 xícaras de caldo de legumes caseiro
1 xícara de queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto
100 gr de queijo gorgonzola fresco
1 xícara de amêndoas tostadas
Azeite
sal e pimenta do reino a gosto

O melhor é servir em cumbucas individuais. Corte o queijo em fatias finas e forre o fundo e laterais de uma cumbuca. Reserve. 

Em uma panela coloque o caldo de legumes para aquecer. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Abaixe o fogo e,  quando começar a ferver,  junte o fubá aos poucos, mexendo sempre sem parar para que não forme grumos. 
Continue mexendo para cozinhar o fubá até adquirir o ponto de creme mole. Se for preciso adicione um pouco mais de caldo de legumes. O ponto correto dessa polenta é bem molinho.

Despeje uma porção da polenta bem quente na cumbuca com o gorgonzola. Por cima coloque alguns pedaços adicionais de gorgonzola e polvilhe com as amêndoas cortadas. 

Finalize com um fio de azeite e sirva quente com torradas






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário