sábado, 1 de janeiro de 2022

FILÉ DE PEIXE AO BEURRE BLANC COM ESCAMA DE BATATAS




Peixe ao Beurre blanc e Escama de Batatas


 Ingredientes
2 filés de peixe frescos, sem pele e sem espinha – peixe de posta grossa preferencialmente
Manteiga
1 batata grande
½ limão
Molho
¼ xícara de vinho branco seco
3 c de sopa de vinagre de vinho branco 
1 cebola média picada 
110 g de manteiga sem sal, fria e cortada em cubos (1/2 xícara)
2 c. de sopa de creme de leite fresco
Azeite, Sal e pimenta do reino a gosto
1/2  maço de ceboulette picada


Descasque a batata e passe por um mandolim. Pegue um cilindro e corte círculos pequenos em cada lâmina da batata. Pegue um pedaço de papel manteiga ou alumínio, e arrume as camadas de batata como se fossem escamas. Aqueça uma frigideira com manteiga e coloque delicadamente as batatas para fritar em fogo médio. Cuidado para não desmanchar as “ escamas” que foram feitas. o papel ajuda a manter a formação. Deixe dourar. Reserve

 Tempere o peixe com sal, pimenta e o suco de limão. Aqueça uma frigideira com 2 c. de sopa de manteiga e um fio de azeite e frite os filés dos dois lados. Reserve. 

Faça o molho. Pique a cebola e corte a manteiga em cubos, mas mantenha refrigerada. Numa panela pequena, coloque o vinho, vinagre e a cebola. Leve em fogo baixo até que o volume reduza pela metade.  Usando um fouet, adicione a manteiga fria e em cubos. Bata vigorosamente até que esteja incorporada. Adicione o creme de leite batendo vigorosamente com o fouet. Após a incorporação, utilize um coador,  para retirar os pedaços de cebola. Em seguida, adicione sal e pimenta do reino. Por último, adicione as ceboulettes cortadas. Reserve.

Sirva colocando o molho no fundo do prato, o filé de peixe e as escamas de batata.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário