segunda-feira, 21 de março de 2022

PUDIM DE LEITE THAI



Pudim de Leite Thai

 

Eu adoro comida thailandesa, adoro a culinária oriental e asiática cheia de sabores diferentes dos nossos. Tem um restaurante aqui no Rio de Janeiro de coida Tailandesa que gosto muito, lá tem uma sobremesa que é um pudim de leite com especiarias que remetem a esse tempero da cozinha tailandesa. Fiquei apaixonada quando experimentei a primeira vez – mesmo não sendo muito ligada a sobremesas. Cheguei em casa com o sabor na cabeça e sai a procura de como fazer esse pudim. Depois de várias pesquisas e muitos sabores, fiz a receita abaixo, que na verdade é uma mistura de algumas que conheci na internet. Fiz do meu jeito, acrescentando uma coisa, tirando outras.
Eu amei o sabor.

Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 xícaras de leite
2 saquinhos de chá preto de boa qualidade
1 Anís estrelado
2 cravos
1 pau de canela
3 bagas de cardamomo
Gengibre fresco

Calda
1 xicara de açúcar

1/3 xicara de água


Em uma vasilha aqueça o leite com a canela, o cravo, o Anis, e as sementes de cardamomo – abra as bagas e retire as sementes. Desligue o fogo quando estiver quente e junte os sacos de chá. Deixe em infusão ate ficar morno. Enquanto isso faça a calda.

Em uma panela coloque o açúcar e a água. Misture e leve ao fogo médio, sem mexer, até ficar dourado – se for preciso movimente a panela em movimento circulares para que doure por igual. Eu prefiro a cor do caramelo mais clara.

Desligue o fogo e jogue a calda na forma do pudim, use uma forma redonda de furo no meio. Unte com o caramelo todas as laterais e o centro. Reserve.

Coe o leite com as especiarias e o chá descartando os sólidos.

Em uma vasilha coloque o leite condensado, os ovos e o leite. Misture com um foue delicadamente para não incorporar muito ar. É o ar que deixa o pudim com furinhos.
transfira a mistura para a forma que esta com o caramelo. Coloque a forma dentro de um tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 200oC. Coloque água quente no tabuleiro para assar em banho-maria.

Asse de 1h a 1:30h dependendo do forno. Desenformar frio






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário