segunda-feira, 21 de março de 2022

SALADA DE GRÃO DE BICO COM PESTO DE SALSA, COENTRO, ALCAPARRAS E TAHINE




Salada de Grão de Bico com pesto de Salsa, Coentro, Alcaparras e Tahine


Baseado em foto de receita do Ottolenghi. Fiz um pacote inteiro de grão de bico que me rendeu várias receitas 😉

Achei essa maravilhosa, bem diferente, refrescante e os crotouns dão um toque todo especial. A receita original o crouton é de pão pitta, mas como não tinha em casa então, coloquei de pão italiano mesmo. Ficou ótimo. O zaatar, que é um tempero arábe, voce encontra em emporios. O zaatar é uma mistura de vários temperos e especiarias.

 

Ingredientes

350gr de grão de bico cozido

2 fatias de pão italiano em cubos – original é pitta em cubos

½ maço de salsinha

½ maço de coentro

2/3 xicara de alcaparras

1 limão siciliano

Azeite

Sal e pimenta do reino

1 xicara de iogurte natural sem açúcar

1/3 xicara de tahine

2 dentes de alho

1 colher sopa zaatar

Em uma vasilha misture 2 colheres de sopa de azeite, o zaatar, sal e pimenta a gosto. Polvilhe sobre os cubos de pão e leve ao forno até ficarem levemente dourados – pode colocar na frigideira também para dourar. Reserve.

Em outra vasilha coloque o tahine, 2 colheres de sopa de suco limão, 1/3 xicara de água. Misture até ficar homogêneo. Reserve.

Pique grosseiramente a salsa e o coentro. No processador coloque a salsa, o coentro, as alcaparras, 1 dente alho, 3 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa limão, ¼ água gelada, sal e pimenta.  Processe ate obter uma pasta.

Em uma vasilha grande coloque o grão de bico, o pesto do processador e misture bem. Prove e acerte sal e pimenta se necessário. Distribua sobre uma travessa e regue com o molho de tahine e o iogurte. Por cima sirva os croutons de pão.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário