quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

BISQUE DE CAMARÃO


Outro dia comprei uns camarões que estavam bem bonitos para fazer um risoto, que já postei aqui. Quando estava pensando no risoto lembrei das cabeças e pensei em fazer um bisque como entrada. O Bisque é um tipo de sopa grossa, cremosa com textura uniforme de origem francesa classica. Tradicionalmente, o bisque pode ser feito de qualquer marisco ou frutos do mar. Pode ser feita a partir de lagosta, caranguejo, camarão ou lagosta. Esse prato é feito com varias especiarias, legumes, conhaque ou vinho branco e creme de leite através de um longo processo de cozimento, que concentra os sabores com intensidade. Como o nome sugere, bisque tem suas origens na França, mas o prato é preparado em todo o mundo com uma grande variedade de ingredientes.

Na mesma semana havia passado no programa do Olivier Anquier uma receita, de uma amiga dele em Parati, que era um bisque com pupunha. Como eu estava com os camarões, tinha o pupunha fresco em casa então porque não aproveitar tudo e fazer essa entradinha.

Bisque de Camarão

Cabeças e cascas de camarão bem lavadas (eu tinha bem poucas)
1 cenoura
1 cebola
1 tomate
1 dente de alho
½ alho poro
Bouquet garni
2 talos de salsão
1 copo de conhaque ou cachaça
Palmito pupunha fresco
Creme de leite fresco
Tomilho fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

Lave bem as cascas e as cabeças dos camarões, principalmente as cabeças retirando a parte preta. Retire as cascas e corte os legumes em pedaços médios. Em uma panela coloque as cascas e as cabeças, a cebola, o alho poro, o tomate, cenoura e os talos de salsão. Coloque as ervas. Adicione água suficiente que cubra os ingredientes. Leve ao fogo brando até que reduza a metade. Coe o caldo em uma panela e leve a parte solida para um liquidificador. Coloque um pouco, bem pouco de água, e bata. Coe o creme que se formou sobre o caldo que já estava reservado. Jogue o restante fora. Misture bem o caldo e o creme que foi coado. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque um pouco de azeite e adicione o palmito em pedaços e o conhaque. Deixe cozinhar por 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e retorne a panela. Junte um pouco de creme de leite e sirva com folhas de tomilho acompanhado de torradas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário