sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

CARPACCIO DE PUPUNHA



Carpaccio de Pupunha

Já fui a muito restaurantes onde provei - e não gostei - do carpaccio de pupunha. Na grande maioria deles porque o carpaccio estava mal temperado e sem gosto, sem graça. Por esse motivo resisti muito a fazê-lo em casa, mas fui ao hortifruti e achei um pratinho de pupunha que estava convidativo e resolvi quebrar essa impressão tão ruim que eu tinha desse prato. Gosto de palmito, gosto muito mais do palmito Jussara, mas o pupunha tem seu valor então, porque não, tentar fazer com que o carpaccio de pupunha não fosse algo agradável ao paladar. Resolvi fazer um pesto para acompanhar e olhei o que tinha, que pudesse ajudar, na geladeira. Sálvia, amêndoas e parmesão – o resultado foi melhor do que eu imaginava e gostei muito do sabor final do prato. Vale tentar e não se render a impressão que às vezes temos de um determinado prato. Acho mesmo que até sem o pesto, só temperado já teria um sabor diferente dos que eu já havia provado. Sal, pimenta, limão, azeite – tempero é tudo gente!

Ingredientes
1 pedaço de palmito pupunha fresco
1 maço de sálvia fresca
20 gr de amêndoas sem pele torradas
Azeite de oliva
Queijo parmesão de boa qualidade
Sal e pimenta do reino a gosto
Salsinha picada
Limão

Lave bem o palmito e seque. Com o auxilio de um mandolim corte as lâminas de pupunha e disponha em um prato. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Regue com azeite e algumas gotas de limão, reserve. Em um processador coloque as amêndoas, algumas folhas de sálvia, o queijo parmesão e azeite suficiente para emulsionar esses ingredientes. Processe até obter uma pasta. Se for preciso adicione mais azeite. Coloque o pesto no centro do carpaccio e regue com um pouco mais de azeite. Polvilhe salsa picadinha e sirva.







Um comentário:

  1. NOssa, eu PRECISO desse prato de palmito! Que delícia! Super simples e fresquinho.

    Beijos

    ResponderExcluir