segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FILÉ DE CONGRO COM TOMATES CONFIT, PUPUNHA E CREME DE BARÔA


File de congro com tomate confit, pupunha e creme de bâroa

2 files de congro rosa limpos e sem espinha
1 dente de alho
1 limão
2 batatas baroas médias
1 caixa de creme de leite
Manteiga
Queijo parmesão
Tomates confit
Azeite
2 pedaços pequenos de palmito pupunha fresco
Salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto

Os tomates confit demoram para ser preparados por isso aconselho fazer cedo ou na véspera. Podem ser guardados na geladeira depois de prontos por semanas. (Veja a receita abaixo).
Tempere os files de peixe com limão, alho e sal. Reserve. Descasque e lave a batata barôa. Coloque em uma panela com água fervente e sal e deixe até ficar macia. Passe por um espremedor. Adicione a batata uma porção de manteiga, uma porção de queijo ralado a gosto e um pouco de creme de leite até obter a consistência desejada do creme. Reserve. Lave o palmito pupunha e tire lascas no sentido da fibra de forma que fique parecido com um espaguete. Tempere com sal, pimenta do reino, gotas de limão e azeite. Reserve. Em uma frigideira coloque um pouco de manteiga e uma colher de azeite. Frite os files de peixe dos dois lados. Sirva o file de peixe sobre o creme de batata barôa guarnecido da salada de pupunha e dos tomates confit.

Tomates confit
1 caixa de tomates cereja ou garrafinha
1 maço de alecrim
Azeite

Lave os tomates e seque-os. Em uma panela coloque os tomates e alguns galhos de alecrim. Cubra tudo com o azeite. Deixe em fogo bem baixo até que os tomates estejam macios, isso deve ser cerca de 1 hora ou 1:30 hs. Se desejar pode colocar um dente de alho no azeite para aromatizar ou outras ervas. Guarde os tomates, junto com o azeite, em um recipiente limpo, de preferência de vidro, na geladeira. O azeite também pode ser aproveitado para temperar pratos e saladas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário