terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TORTA SUÍÇA


Essa torta é bem leve e não conheço ninguém que não goste dela. É chamada de torta de natas, ou torta Suíça mas na verdade não é feita de natas, mas de claras, e também não sei se é uma torta de receita suíça. De qualquer forma é maravilhosa. Todas as vezes que faço algum doce que sobra muitas claras e tenho que aproveitar, faço ela. Como fiz fios de ovos para o Natal, sobraram varias claras que viraram um torrone gelado de frutas e essa torta Suíça. Aprendi essa receita em um curso que fiz a alguns anos atrás. Foi um achado!
A aparencia de quando a massa sai do forno, as vezes, é meio estranha porque formam umas cascas, tipo biscoito, ao redor da massa mas é assim mesmo. Algumas pessoas retiram essa parte com uma faca mas eu gosto de deixar porque da uma textura crocante.

Ingredientes
10 claras
160g de açúcar
120g de chocolate em pó
15g de farinha de trigo ou 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
chantilly:
- 500ml de creme de leite fresco
- 50g de açúcar
Ganache:
- 100g de chocolate meio amargo picado
- 100ml de creme de leite

Coloque o creme de leite fresco no congelador. Pré-aqueça o forno em 160° e prepare 2 formas de fundo falso, redondas, de 20 cm de diâmetro. Unte e forre as formas com papel manteiga. Unte o papel manteiga novamente. Bata as claras em neve em velocidade baixa até atingirem o ponto de clara em neve, ficando bem firme, adicione uma pitada de sal para firma-las. Adicione o açúcar e bata por mais alguns minutos. Desligue a batedeira e transfira o merengue para uma vasilha bem grande. Adicione o chocolate peneira e a farinha de trigo também peneirada. Com o auxilio de um fue misture delicadamente até estar tudo incorporado. A massa deve manter a textura aerada das claras em neve. Divida a massa igualmente nas duas formas e leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que a massa forme uma crosta e o teste do palito mostre que a massa esteja assada. Tire do forno e deixe esfriar. Bata na batedeira o creme de leite fresco até formar o chantilly, acrescente um pouco de açúcar e raspas de limão ou laranja se desejar, e bata novamente. Em uma panela com água derreta o chocolate meio amargo em banho Maria. Retire do fogo e acrescente o creme de leite para fazer o ganache. Reserve. Monte a torta. Coloque um circulo de massa e passe uma camada generosa de chantilly sobre a massa. Cubra com a outra camada de massa. Por cima coloque o ganache de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário