domingo, 1 de janeiro de 2012

BACALHAU ESPIRITUAL



FELIZ 2012!!!

Que venha 2012 com todas as promessas de um ano melhor!! Pelo menos é isso que escutamos todo inicio de ano. Que o ano que esta entrando será melhor que o que esta saindo. Quase sempre são as mesmas promessas, os mesmos compromissos de inicio de ano que fazemos na virada...ter menos stress, comer menos, se dedicar mais aos estudos, aos filhos, etc... ao longo do ano ... mudamos pouco (rsrs) :)
É assim mesmo!
Essa receita é da minha mãe mas tambem é uma receita bem conhecida dos programas de culinária e das revistas. Eu acho ela ótima. É super fácil de fazer e rende bastante.

1 1/2 Kg de bacalhau desfiado (já desalgado e cozido)
1 litro de leite
6 gemas
250 gr de creme de leite
2 dentes de alho picados
6 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
2 cenouras grandes raladas no ralo fino - cruas
2 cebolas grandes raladas
Manteiga
4 colheres de sopa de azeite
queijo parmesão ralado
noz moscada
1 xícara de farinha de rosca
sal, pimenta do reino branca e molho inglês a gosto

Desalgue o bacalhau na vespera e cozinhe na água. Retire a pele e desfie. Em uma panela coloque para dourar a cebola e o alho em 100 gr de manteiga com o azeite. Quando estiverem douradas, junte as cenouras raladas e espremidas para retirar a água. refogue bem. Acrescente o bacalhau desfiado e misture por alguns minutos. Reserve. Faça o creme: Em outra panela doure a farinha de trigo em 100 gr de manteiga e acrescente aos poucos, mexendo sempre, 3/4 litro do leite morno.. Mexa sem parar até que se forme um creme. Retire do fogo. Desmanche as gemas no restante do leite e acrescente ao creme mexendo bem. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Volte ao fogo mexendo até que engrosse. Misture o creme com o bacalhau. Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente o creme de leite, o queijo ralado e tempere com o molho inglês. Retire do fogo e coloque em um pirex untado com manteiga. Polvilhe por cima uma mistura de queijo ralado com farinha de rosca. Leve ao forno para gratinar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário