domingo, 18 de março de 2012

SPATZLE


Spätzle
O Spätzle é uma receita tradicional da cozinha Alemã, é um tipo de massa que, pelo seu formato, na tradução da palavra significa pardalzinho. Essa receita é muito usada no sul da Alemanha, na Áustria ocidental, na Suíça, na Alsácia e, fora da Europa, em regiões de imigração alemã, como o sul do Brasil. Em certas cidades do norte da Itália, é conhecido por Troffi. Na Itália também é feito doce.
São fabricados introduzindo pedaços de massa em água fervente e tirando continuamente os pedaços que ficam cozidos. A massa propriamente dita consiste em ovos, farinha e sal. Algumas receitas de Spätzle também incluem leite e água. O Spätzle pode acompanhar qualquer prato de carne preparado com um molho.
Eu já conhecia a receita há algum tempo porem não tinha tido, ainda, a oportunidade de fazê-la. Achei que da um pouco de trabalho porque não tinha um equipamento apropriado para fazer os pingos de massa que são necessários para formar os Spätzles. Pensei em utilizar a escumadeira, mas os furos eram muito pequenos e não ficariam bons então resolvi usar o ralador de queijo, a parte de ralo grosso, o que funcionou muito bem conforme vocês podem verificar na foto, mas deu trabalho. O sabor achei bastante interessante, comi uma parte sem molho apenas passada na manteiga de salvia e outra parte comi com molho bem denso de tomate. Gostei mais da ultima opção.

Ingredientes:
Spätzle
3 ovos
200gr de farinha
100ml de leite ou creme de leite
1colher de azeite
Sal, pimenta
3 colheres de sopa de manteiga
Folhas de salvia

Modo de preparo:
Ponha a farinha e os ovos em uma tigela. Mexa para misturar até chegar a uma massa lisa. Coloque um pouco de leite ou creme de leite e misture bem ate obter uma massa lisa não muito espessa. Eu usei creme de leite. Deixe descansar por 20 minutos.
Esquente agua em uma panela e para fazer o spatzle, coloque, pouco a pouco, a massa que estava descansando em uma colher furada (eu usei o ralador de ralo grosso) e, com a ajuda de outra colher, empurre a massa para sair pelos furos. Deixe na panela por 2 a 3 minutos. Retire os spatzles e coloque em um recipiente com água fria para parar o cozimento. Repita o procedimento até acabar a massa. Retire os spatzles da agua, seque com um pano e despeje-os em uma frigideira com manteiga derretida e as folhas de salvia. Deixe ficar crocante por fora e macio por dentro. Sirva acompanhado de queijo parmesão com molho ou sem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário