quinta-feira, 1 de março de 2012

COELHO NA MOSTARDA - Lapin a La Moutarde


Em alguns países as carnes de caça são muito apreciadas na culinária porem, aqui no Brasil, ainda existe um publico bem reduzido de pessoas que gostam de apreciar o sabor marcante dessas iguarias. Existe uma infinidade de tipos de carne de caça. Algumas, como coelho, javali e avestruz, são mais conhecidas, mas carnes como pombo, capivara e outros também podem ser encontradas em algumas receitas e são muito saborosas. Como meu pai sempre gostou de caçar, minha família sempre foi acostumada a comer carnes diferentes, tanto que coelho, jacaré, javali, avestruz, pato, etc... são sempre bem vindos no nosso cardápio.
Muitas pessoas associam a carne de caça ao gosto forte e inusitado que algumas carnes possuem porem, na variedade das carnes de caça, algumas possuem um sabor bem suave como é o caso do jacaré, rã e coelho. Esses últimos são os mais conhecidos e mais fáceis de serem encontrados nos supermercados, são carnes claras e bem suaves que dificilmente não agradam ao paladar. O primeiro passo é vencer o preconceito e experimentar.
Pelo número reduzido de criadores e de consumidores, é um pouco difícil conseguir essas carnes frescas e de boa procedência mas existem algumas casas especializadas, ou ate mesmo supermercados, que oferecem algumas opções.
A carne de coelho tem um sabor suave como o do frango, com textura bem semelhante também. Existe uma dica culinária que é acrescentar temperos de sabor marcante para acentuar o sabor e o perfume dessa carne tais como cascas de frutas cítricas, como limão siciliano ou ervas fortes, como o alecrim – como foi feito nessa receita.
A receita que minha mãe usou dessa vez foi a apresentada pelo chef francês Alain Polleto no programa do Olivier Anquier. É uma receita bem tradicional francesa e muito fácil de fazer. O sabor é maravilhoso. No caso da nossa ai da foto, a mostarda que foi usada foi a em grãos, pois minha mãe não achou a mostarda dijonn em pasta. Acredito que com a mostarda original da receita deve ficar um pouco melhor mas a receita é maravilhosa, o coelho ficou muito bom. Esqueça as receitas tradicionais de carne de boi, esqueça aquele franguinho do dia a dia e se aventure em uma carne de caça – você vai adorar!

COELHO NA MOSTARDA



1 coelho inteiro
1 cebola
3 dentes de alho
50gr de manteiga, azeite
1 copo (200ml.) de vinho branco
Mostarda Dijon em pasta
100 ml de creme de leite fresco (meio copo)
100 g de farinha de trigo
sal a gosto, pimenta do reino a gosto
1 ramo de alecrim, 1 de tomilho
pimenta dedo de moça (uma)
2 folhas de louro

Limpe o coelho e corte em pedaços separando as coxas, o lombo, as costelas, o fígado e o coração. Em uma panela grande coloque o azeite e a manteiga e acrescente os pedaços do coelho para dourar sem deixar juntar água. Tempere com sal e pimenta do reino. Acrescente a cebola picada e refogue. Acrescente a farinha de trigo aos poucos envolvendo a carne e mexendo sempre. Coloque 3 colheres de sopa de mostarda e o vinho. Complete com água quente e mexa para soltar o fundo. Acrescente depois o fígado, os dentes de alho amassados o tomilho ,louro e alecrim. Corte a pimenta em dois pedaços e jogue na panela. Reduza o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 1h a 1h30 em fogo baixo. Depois de cozido, retire os pedaços de carne da panela e peneire o molho. Retire as partes solidas que podem ser descartadas. Acrescente ao caldo o creme de leite e mais 2 colheres de sopa de mostarda. Mexa bem e retorne as carnes para a panela. Deixe mais alguns minutos para apurar o gosto e sirva com arroz branco.
A receita original não manda temperar o coelho com antecedência, mas minha mãe temperou com sal e pimenta do reino 2 horas antes de começar a fazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário