quarta-feira, 18 de julho de 2012

MINI FOCACCIA DE TOMATES COM AZEITONAS PRETAS



Essa receita de focaccia é bem fácil e gostosa. Eu adoro quando ela sai bem quentinha do forno e você coloca aquela colherada de manteiga que vai derretendo sobre o pao. Não tem nada igual. O bom da receita de focaccia é que você pode aproveitar a receita da massa e colocar o ingrediente que mais gostar por cima ou dentro da massa e, com isso, fazer variações super gostosas. Eu usei os tomatinhos confit, que já dei a receita aqui, e fatias de azeitonas pretas. Delicia!

Ingredientes
400 gr de farinha de trigo de boa qualidade
1 colher de sopa de fermento seco para pão
1 colher de sopa de óleo ou azeite
Sal
Agua
Tomates confit
Azeitonas pretas

Na batedeira com o batedor de pão coloque a farinha e o fermento. Misture um pouco e adicione o sal e o óleo. Misture novamente. Acrescente um pouco de agua e bata com o batedor de pão. Va acrescentando a agua até que a massa se solte das laterais da vasilha. A quantidade de agua vai depender do tipo de farinha que você estiver utilizando e da temperatura do dia. Dia mais seco vai requerer um pouco mais de agua, por exemplo. O importante é que a massa não fique muito seca nem muito úmida. Ela deve ficar lisa e se desprendendo da vasilha. Abra a massa com o auxilio de um rolo ou com a própria mão no formato desejado. Deixe descansar por, pelo menos, 1 hora em local protegido de vento e coberto por um pano. Na hora de levar ao forno coloque os tomates sobre a massa e espalhe as fatias de azeitona. Leve ao forno pré-aquecido ate que fique dourada.

Como já disse la em cima, você pode improvisar com cebolas, ervas, queijo, aliche ou qualquer outro complemento de seu gosto. Caso queira pode rechear a massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário