segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PAPILOTE DE PEIXE COM RECHEIO DE TOMATE SECO, ALCAPARRAS E AZEITONAS PRETAS

Gosto muito dessas receitas feitas com a técnica do papilotte que nada mais é do que fazer um saco para que a comida seja cozida dentro. Cozimento ‘‘en papilote’’ (pronuncia-se papiote), significa que o alimento foi preparado, cozido e servido em um ‘‘envelope’’, feito com papel alumínio ou impermeável. Nesta técnica, o cozimento é feito com a própria água contida nos alimentos ou algum caldo ou vinho que você queira adicionar. Com isso, a perda de aromas e elementos nutritivos será mínima e o melhor: não é necessário utilizar gordura. A vantagem é que os sabores se misturam e o aroma fica incrível. O cozimento de peixes e frutos do mar ficam perfeitos pois não demoram muito e são de fácil cozimento. Você pode inovar colocando os temperos que mais gosta.

2 files de peixe (Usei congro rosa)
1 cebola roxa grande
1 tomate médio
50 gr de tomates secos
Ramos de alecrim
½ copo de vinho branco
Sal e pimenta do reino a gosto
Limão
Ricota
Azeitonas pretas picadas
Alcaparras picadas

Limpe bem os files e tempere com algumas gotas de limão. Reserve. Lave bem e corte em rodelas o tomate. Retire a casca da cebola e corte em rodelas. Em uma vasilha coloque um pouco de ricota e tempere com sal, pimenta do reino. Adicione os tomates secos, as azeitonas e as alcaparras picadas. Em uma travessa coloque um pedaço grande de papel de alumínio. No fundo do papel coloque um pouco de azeite e disponha um file de peixe. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e cubra o file com uma porção da ricota temperada. Cubra o creme de ricota com algumas rodelas de tomate fresco e cebola. Disponha o outro file sobre o file recheado e cubra com um fio de azeite e rodelas de cebola e tomate. Coloque as folhas de alecrim. Comece a fechar o papel em forma de um saquinho. Adicione o vinho mas não deixe vazar. Feche bem o saco com os ingredientes dentro. Leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno e, com cuidado, abra o saco de alumínio. Sirva o peixe acompanhado de arroz de amêndoas e batatas cozidas.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aurélio, vi que voce mandou um comentário e depois deletou. Peço desculpa por não ter conseguido responder pois estava em viagem sem acesso a internet. Só consegui ver o blog hoje. Espero que voce tenha conseguido resolver a sua dúvida. Se quiser me enviar novamente, posso responder se ainda houver interesse da sua parte. Abs.

      Excluir