terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EISBEIN COM BATATA ROSTI

O Eisbein é um prato típico da cozinha Alemã. É o joelho do porco. Ele pode ser comido cozido ou defumado. Eu prefiro o defumado, que estou usando nessa receita. Na Alemanha o prato mais conhecido de Eisbein é servido com chucrute e batatas assadas. Você pode encontrar o Eisbein nos grandes supermercados ou em delicatessem. Esse é da Berna, um dos melhores que conheço. Uma peça comem duas pessoas confortavelmente. Mesmo defumado eu passo ele na agua quente por alguns minutos e depois levo ao forno.

1 peça de Eisbein
3 folhas de louro
Alguns grãos de pimenta do reino
1 cebola
Azeite de oliva
3 batatas grandes
Queijo Gruyere a gosto
Sal
2 colher de sopa de manteiga

Em uma panela grande coloque o eisbein, as folhas de louro, os grãos de pimenta e a cebola inteira. Coloque água suficiente que cubra todos os ingredientes. Leve ao fogo médio por 15 minutos após levantar fervura. Retire o Eisbein da panela e escorra bem. Em uma travessa coloque um pouco de azeite no fundo e coloque o Eisbein. regue com um fio de azeite e leve ao forno médio por 20 minutos ou até que esteja dourado.

Em quanto o eisbein esta no forno prepare  a batata rosti. Descasque e rale no ralo grosso as batatas. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira anti aderente coloque um fio de azeite e a manteiga. Com o auxilio de uma forma em cilindro no centro da frigideira, coloque uma camada da batata ralada. Aperte bem e cubra com uma camada do queijo tambem ralado no ralo grosso. Aperte novamente e cubra com uma nova camada de batatas. Deixe dourar bem o fundo por alguns minutos. Com o auxilio de uma espatula grande vire a batata para que asse do outro lado. Deixe por mais alguns minutos até que os dois lados estejam bem dourados. Quando o eisbein estiver bem dourado retire do forno e sirva acompanhado da batata rosti e de uma porção de mostarda dijon.




Nenhum comentário:

Postar um comentário