quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FALSO PÃO ITALIANO

 
Já declarei aqui no blog que uma das minhas paixões gastronômicas é o pão. Adoro pão e entre os meus preferidos esta o pão italiano com casquinha bem crocante mas um miolo bem macio. A muito tempo procuro uma receita caseira de pão italiano sem muito sucesso. Peguei essa receita, depois que vi a foto, achando que tinha achado o que tanto procurava. O pão fica muito gostoso, cresce bem e com uma aparência linda mas, infelizmente, esta perto de ser um pão italiano verdadeiro. De qualquer forma, mesmo não sendo o pão italiano, o resultado é gostoso e vale ser provado. A receita é bem fácil e pode ser feita em alguns minutos. Peguei a receita do programa da Palmirinha.

Para fazer a esponja

100 gr de farinha de trigo
2 tabletes de fermento para pão (30g)
1 xícara de água morna (não muito quente)
Para a massa
2 ovos
2 colheres de sopa de margarina
1 xícara de leite
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açucar
1kg de farinha de trigo 

Primeiro faça a esponja. Em um recipiente coloque o fermento esfarelado e o sal. Misture até obter um líquido. Junte a água morna e 100 g de farinha. Mexa ate que a misture esteja bem emulsionada. Reserve e deixe levedar (crescer) coberta com um pano em um lugar quente. Deixe descansar por, pelo menos, 30 minutos. Em um recipiente, coloque ½ da farinha, o açúcar, a margarina, os ovos levemente batidos, a esponja reservada e o leite. Mexa com as mãos para se agregarem (neste momento, se necessário, utilize a farinha reservada).A seguir, sove sobre superfície enfarinhada até obter uma massa lisa. Vá adicionando mais farinha durante o processo se for necessário até obter a consistência correta da massa, que deve se desgrudar das mãos e ser macia com um pouco de umidade.

Modelo uma bola e coloque em uma assadeira redonda alta, untada e polvilhada com farinha de trigo, faça cortes na superficie do pão e pincele com água. Deixe dobrar de volume (em torno de 30 minutos) e leve ao forno preaquecido 150o. (médio) por 15 a 20 minutos e, a seguir, 180o.C por mais 15 a 20 minutos.
 

2 comentários:

  1. Adoro esse blog...lendo esse post lembrei de uma receita de uma querida, a Isadora Becker do Gatronomismo...Amo pão italiano e essa receita dela promete!!To me enchendo de coragem pra fazer!!olha só!!http://gastronomismo.com/2012/08/06/pao-italiano/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Que bom que voce gosta do nosso blog. Obrigada pela dica do blog de sua amiga. Vou fazer uma visita.

      Excluir