segunda-feira, 8 de abril de 2013

KASSLER COM PURÊ DE BAROA


O Kassler é uma iguaria típica da culinária Alemã e também da culinária da Áustria, basicamente consiste de uma costeleta de porco defumada. Nessas regiões  esse  tipo de carne é frequentemente servido com chucrute e purê de batata. Existem Kassler de outras partes do porco, e é possível também encontrar Kassler de galinha, porem a mais conhecida no Brasil é a costeleta de porco.
A origem do nome é incerta. Existem várias historias entre elas que o nome teve origem num homem chamado Cassel, que teria começado a preparar este tipo de carne no fim do século XIX, outra fonte diz que o nome Kasseler deriva da cidade alemã de Kassel. A receita abaixo, muito simples, foi feita com o Kassler de costeleta de porco defumada da marca Berna, uma das melhores que eu conheço. Pode ser encontrado nos bons supermercados. Já deixei aqui no Blog uma outra receita desses embutidos defumados da cozinha alemã.

2 peças de Kassler defumado
Sementes de pimenta do reino
1 folha de louro
½ cebola
2 colheres de sopa de manteiga
Azeite
200 gr de batata baroa
Creme de leite
Noz moscada
Sal
Queijo parmesão a gosto

Em uma panela coloque os Kasslers e cubra com agua. Coloque a folha de louro, as pimentas e a cebola e leve ao fogo até ferver. Escorra. Em uma frigideira coloque a manteiga e um fio de azeite. Quando estiver quente, frite os kasslers dos dois lados. Descasque as batatas e coloque em uma panela com agua para cozinhar. Quando estiverem macias, escorra. Em outra panela esprema as batatas e tempere com a noz moscada, o creme de leite e o queijo parmesão. Prove e acerte o sal se for necessário. Sirva o Kassler acompanhado do purê de batatas baroa. Você pode substituir o purê de batatas por purê de maça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário