sexta-feira, 6 de junho de 2014

MEZZALUNA DE PERA COM MASCARPONE NA MANTEIGA DE SÁLVIA




Ano passado fui em um restaurante que eu gostava muito e vi no cardapio a descrição desse prato – meia luas de massa fresca com recheio cremoso de maça e queijo mascarpone, servidos em manteiga de sálvia. Na mesma hora meus olhos saltaram para a descrição. Lí o cardapio inteiro, repleto de opções, mas era a meia luna que havia despertado o meu interesse. Cheia de expectativa – quando voce cozinha e vê um prato que te chama a atenção, a gente sente o sabor na boca, imaginando o que esta para chegar. Só que quando o prato chegou, foi uma decepção só. A massa estava grossa e o recheio seco. Distinguir o que era a maça ou o mascarpone era impossivel. Voces não podem imaginar a minha decepção. Sai do restaurante com aquela vontade de experimentar esse prato. Ficou guardado esperando uma oportunidade. Como sou fã de pera, troquei as frutas no meu recheio mas repeti a combinação. Excelente, era o que eu havia imaginado. Segue a receita abaixo.


Para duas pessoas
200gr de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa cheia de óleo
150gr de peras secas – mas que estejam bem carnudas
400gr de queijo mascarpone de boa qualidade
½ calice de vinho do porto ou conhaque
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada a gosto
150gr de manteiga
1 ramo de sálvia fresca
Queijo parmesao ralado


Em uma vasilha coloque a farinha de trigo. Faça um buraco no centro e coloque os ovos e o óleo. Com o auxilio das maos misture bem até formar uma massa. Monte a maquina de macarrão e abra a massa em tiras finas. Com o auxilio de um cortador circular faça discos de massa e reserve. Repita a operação ate acabar toda a massa. Pegue as peras secas e o vinho do porto e passe por um processador até obter um creme. Eu gosto de deixar uns pedaços pequenos da pera. Pegue um disco de massa e coloque uma porção generosa de peras e uma porção generosa de queijo mascarpone. Tempere com um pouco de pimenta e noz moscada e feche os discos dobrando-os ao meio, de forma que fique no formato de um pastel. Repita a operação até que tenha recheado todos os discos. Em uma frigideira aqueça a manteiga retirando a espuma que se forma em cima quando ela começa a aquecer. Adicione as folhas de salvia e deixe aquecer por alguns minutos, mas não deixe queimar. Desligue o fogo. Aqueça uma panela grande com água e sal. Quando estiver fervendo, coloque as meia lua de massa. Deixe cozinhar por 2 minutos e escorra. Sirva com a manteiga de sálvia e queijo parmesao ralado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário