segunda-feira, 20 de outubro de 2014

BOROUGH MARKET - LONDRES


Faz um bom tempo que não temos um post sobre viagens. Na verdade tenho uma série de viagens que estão com fotos mas sem o texto explicando os locais para poder postar no blog – Africa do Sul, Itália, Suiça, Paris, Montreal são alguns deles.


Fiz uma exceção para o Borough Market que não é exatamente um post sobre viagens ou uma cidade especifica mas um post somente para um local dentro de Londres.  Achei que o Borough Market merecia um post especial no meu blog exatamente por ele ser um lugar bem especial para quem curte cozinhar e para quem curte comer – tudo a ver com esse blog!

Acabei de voltar de Londres e fiquei com essa ideia na cabeça. Quando li pela primeira vez sobre o Borough market nos blogs e textos que falam sobre turismo em Londres, fiquei sabendo apenas que era um mercado de comida – para comer e comprar produtos alimentícios. Os textos falavam que era o lugar que deveria ser visitado para quem gosta de experimentar comidas diferentes de vários países mas, nenhum deles, chega em descrição ao que o “ mercado” realmente representa.  Vamos começar que não é um mercado, é um conjunto de barraquinhas e stands, bem grande, que ficam posicionados em baixo de um viaduto de trem. A área é grande e o local é sempre o mesmo mas não existe uma limitação, paredes ou telhados que possam definir que aquele conjunto seja um “ mercado”. Mas isso é um detalhe.

O mais incrivel é que quando voce chega no local pela primeira vez, com certeza, vai se surpreender – se surpreender com o espaço, com os cheiros, com a variedade de comida e, principalmente, com a variedade de ofertas de produtos de primeira qualidade para se comprar. É uma loucura! Quem gosta de cozinhar píra. A cada corredor que se entra, a cada barraquinha que se passa, dá vontade de comprar tudo!!   O local é vibrante, cheio de vida e, normalmente, esta sempre cheio de gente andando de um lado para o outro pelas dezenas de barracas que formam o mercado. Ao redor do mercado, voce também encontra uma série de pubs e restaurantes que são outra delicia de serem apreciados, ou seja, é uma festa por todos os lados.



Tem de tudo, dos queijos frescos e variados aos diversos pães artesanais mais lindos e convidativos que voce possa imaginar. As frutas são perfeitas e frescas, as geléias, compotas, chutneys... são incríveis. Encontrei uma barraca especializada em mostarda de cremona, um tipo de mostarda feita com frutas. Coisa que é muito dificil encontrar no Brasil, haviam mostardas de várias frutas. Cada uma melhor que a outra. Comprei a de figo.    Você gosta de vinho, tem lá. Você gosta de cerveja?! No Borough você vai encontrar uma variedade incrivel de cervejas que provavelmente não conseguirá prova-las em uma única visita.



A seção de legumes e verduras frescas é fantastica, não muito grande  mas com produtos frescos e variados. Tomates de todos os tamanhos e cores. Mais de uma dezena de tipos de cogumelos, tudo é incrivel para quem mora em um pais como o Brasil onde não encontramos tantas variedades assim. Andar por essa feira/mercado nos dá a visão exata de quanto estamos atrasados e quanto não temos acesso a determinados produtos.


Tudo no Borough Market é fresco e muitos produtos vem de outros paises. As coisas são acessíveis para os compradores locais – isso significa que voce pode comprar queijos incriveis por um valor justo – e não os valores absurdos que pagamos aqui no Brasil por produtos, muitas vezes, de qualidade duvidosa.

Barraca de queijo, de pão, de geleia, de mel, de chutney, de trufas frescas, várias barracas de azeite, de massa – pense em um produto e voce vai achar no Borough Market. Tem até uma barraca que é uma especie de açougue onde só se vende carnes exóticas – hamburger de zebra, carne de camelo, carne de canguru, etc... e nada é congelado, tudo fresco!


Isso é apenas a parte relacionada aos produtos que voce pode comprar para fazer em casa. Junto disso tudo, voce ainda encontra dezenas de barraquinhas que vendem todo tipo de comida do mundo. Barracas com comida alemã, comida árabe, judáica, suiça, portuguesa, espanhola, etc – aliás comi umas das melhores paella da minha vida, maravilhosa. As barracas de embutidos – fantasticas. Tem um detalhe especial – não existem mesas no local. Isso mesmo, todo mundo se serve e sai com seu pratinho procurando um lugar para sentar na calçada, no muro, no jardim ao lado, come em pé ou andando pelo mercado. É normal!! Bem ao lado tem a Catedral de Southwark com seus portões abertos a um jardim generoso – voce vai ver que muita gente entra nos jardins para sentar-se pelos gramados e comer. É perfeito se tiver um dia de sol.

Se voce é turista deve ir ao Borough Market porque é um programa diferente. Se voce gosta de comer, deve ir porque vai experimentar coisas incriveis mas se voce gosta de cozinhar, definitivamente esse é um lugar que voce não pode deixar de ir. Tem que estar entre os top 10 da sua lista de visitas.
O borough Market fica bem posicionado na parte leste da cidade, a uns 200 metros da London Bridge e alguns metros da London Tower. Na verdade um ótimo passeio é visitar a London Tower e depois ir andando pelas margens do Tâmisa até a London Bridge e, de lá seguir para o Borough Market. Termine o passei se deliciando com várias das gostosuras que o mercado pode proporcionar. Com certeza vou vai querer voltar. Não se experimenta nem 10% do que ele oferece em um dia.
O Borough Market não funciona todo dia, começa na quinta e segue até o sabado. São três dias para voce aproveitar. Tem duas estações de metrô que param quase na frente do mercado, a London Bridge Station (Jubilee e Northern Line)

Os horários de funcionamento são: Quinta: 11h às 17h, Sexta: 12h às 6h e Sábado: 8h às 17h.

Me diz, ele merece ou não merece um post especial em nosso blog?! Essa é a nossa dica para Londres!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário