sexta-feira, 17 de outubro de 2014

TORTA DE PÊSSEGOS FRESCOS



Da ultima vez que fiz Linzer Torte sobrou um pouco de massa e congelei. Esses dias vi uns pessegos lindos no mercado e resolvi comprar para usar com a massa que estava congelada. Não posso dizer que seja bem uma receita porque, o que fiz foi apenas juntar os pessegos assados a massa. Como tinha pouca massa, usei uma forma de 15cm de diametro. A receita da massa abaixo rende uma forma de 25cm de diametro.



Ingredientes
Para a massa
1 xícara (150 gramas) amêndoas
1 / 2 xícara (60 gramas) avelãs
1 1 / 2 xícaras (195 gramas) de farinha de trigo
2 / 3 xícara (135 gramas) de açúcar granulado branco
Raspas de um limão (a casca amarela exterior da limão que contem o sabor da fruta e perfume)
1 colher de chá de canela em pó
01 colher de chá de cravo em pó
01 colher de chá de sal
01 colher de chá de fermento em pó
14 colheres de sopa (195 gramas) de manteiga sem sal fria, cortada em pedaços
2 grandes (40 gramas) gema de ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Para os pessegos
3 pessegos maduros e firmes
3 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
4 sementes de cardamomo
1 cálice de conhaque
Açucar de confeiteiro para polvilhar


Pré-aqueça o forno a 177 C. Coloque as amêndoas em uma assadeira e asse por cerca de 8 - 10 minutos ou até que doure e perfumada. Retire do forno e coloque sobre grade para esfriar. Uma vez que as amêndoas tenham esfriado, coloque em um processador de alimentos e processe, juntamente com ½ xícara (65 gramas) de farinha, até que finamente moído. Adicionar a farinha restante, o açúcar, as raspas de limão, canela em pó, cravo em pó, sal e fermento e processe até uniformemente combinados. Adicione a manteiga e pulse até a mistura se parece com migalhas finas. Adicione as 2 gemas de ovo e a baunilha e pulse até que a massa começe a se unir. Faça uma bola com a massa e enrole em filme plástico e leve à geladeira por cerca de uma hora, ou até ficar firme o suficiente para enrolar.

Abra a massa na forma quando ainda estiver bem firme. Leve ao forno pré-aquecido até que esteja dourada. Cerca de 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Retire a casca dos pessegos e corte em laminas não muito finas (1 cm). Aqueça uma frigideira anti aderente com a manteiga e coloque as fatias de pessego para dourar. Coloque as sementes de cardamomo em um pilão e bata até que se abram. Retire as sementes internas e reserve. Quando o pessego estiver dourado, junte as sementes de cardamomo e o açucar. Mexa bem. Adicione o conhaque e flambe. Deixe secar um pouco o liquido que se formar, desligue o fogo e deixe esfriar. Disponha as fatias de pessego sobre a massa, polvilhe com açucar de confeiteiro e sirva. Pode acompanhar uma bola de sorvete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário