terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CROQUETAS DE CARNE SECA COM QUEIJO







Já contei aqui no blog a historia de como conheci as croquetas, essa receita espanhola que eu adoro. Essa receita anda sendo a minha preferida para acompanhar um copo de cerveja ou chopp. Como já cmentei aqui, costumo utilizar nas minhas receitas de carne seca os produtos da Berna, que já vem pre-cozido e desfiado. A carne seca é de excelente qualidade e vem praticamente sem gordura. Muito bom e super pratico. São super fáceis de fazer e a massa pode ser deixada na geladeira por até 3 dias. Quer coisa melhor?!

Ingredientes
Para 2 pessoas
100 gr de carne seca pronta, desfiada e sem gordura – um detalhe aqui nessa receita. A quantidade de carne pode ser um pouco maior caso voce queira que o bolinho tenha menos massa e mais carne, voce tambem pode bater a carne no processador ao inves de desfia-la.
200gr de queijo gruyere ralado (pode substituir por queijo parmesao de boa qualidade)
1 cebola pequena
1 dente de alho
100gr de farinha de trigo
100gr de manteiga (ou 100ml de azeite de oliva)
1 tablete de caldo de carne
1 litro de leite em temperatura ambiente
Pimenta do reino moida
3 ovos batidos para empanar
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Comece fazendo o leite. Aqueca o leite, adicione o tablete de caldo de carne e mexa até que esteja todo dissolvido. Desligue o fogo e reserve. Em uma panela coloque a manteiga cortada em cubos junto com a cebola bem picada e o dente de alho picado. Mexa bem ate derreter toda a manteiga e refogar a cebola e o alho. Junte a carne seca desfiada e cozinhe  por uns 2 minutos. Junte a farinha, abaixe o fogo, e fique mexendo até que toda a farinha esteja incorporada a manteiga e cozida. É preciso que a farinha esteja cozida para que não fique com gosto de cru após retirar do fogo. Mexa sem parar para que a massa não grude no fundo da panela. Acrescente o leite aos poucos mexendo sem parar até que todo o leite tenha evaporado e a consistencia do creme que se formou seja firme. Cozinha por cerca de 15 minutos. Retire do fogo, junte o queijo ralado e tempere com a pimenta do reino. Mexa bem  e envolva a massa com filme plastico para que nao crie uma crosta na parte de cima do creme. Deixe esfriar e leve a geladeira por pelo menos meia hora. Quanto mais tempo melhor. Quando a massa estiver bem fria, pegue porções iguais e molde os croquetes no formato desejado. Passe cada croqueta na farinha trigo, depois no ovo batido e, por ultimo, na farinha de rosca. Leve novamente as croquetas para a geladeira por uns 10 minutos. Aqueça uma panela com óleo quente e frite os croquetes até que fiquem douradas. Sirva puro ou acompanhado de um molho de sua preferencia. Essas eu servi com mostarda. Delicia!!


 






2 comentários:

  1. Adorei seu blog. Posts bem escritos, detalhados e ilustrados com fotos deliciosas!
    Também estou escrevendo um blog sobre comidas e bebidas diferentes:
    sobremesaprimeiro.blogspot.com.br
    Depois dá uma passada por lá!
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, que bom que gostou do blog!! Passei pelo seu e achei muito bom tambem, adorei a ideia de mostrar produtos diferentes. Vou mandar uns produtos para voce quando achar. Abraços.

      Excluir