sexta-feira, 19 de junho de 2020

ARROZ DE RABADA




Adoro esses pratos de arroz caldoso, não é risoto, é arroz comum mas com molho da preparação, muito sabor! Muito amor envolvido, kkkkkk
Esse não é um prato leve, bem longe de ser light, mas vale uma vez ou outra comer uma rabada. Essa aqui estava maravilhosa quando comprei, bem limpinha e quase sem gordura. Faço bem raramente mas confesso que gosto, evito mas pelo menos uma vez no ano ta valendo.

Ingredientes
1 rabo de boi
½ garrafa de vinho tinto
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 cenoura
1 tomate
1 galho de alecrim
2 galhos de tomilho
2 folhas de louro
200 mal de caldo de carne caseiro
1 talo de salsão
Sal e pimenta do reino a gosto
2 xicaras de arroz
Azeite
1 maço de agrião fresco e limpo
1 limão siciliano

Comece pela rabada. Limpe bem os pedaços de rabo e reserve. Descasque a cebola e corte ao meio. Descasque a cenoura e corte em pedaços, lave o tomate, retire as sementes e corte em 4 pedaços. Se o seu rabo estiver muito gorduroso, ou com impurezas, é melhor dar uma escaldada antes de cozinhar. Coloque-os em uma panela grande, cubbra com água e deixe ferver para derreter um pouco da gordura e dissolver as impurezas. Escorra e transfira para uma panela de pressão. Coloque a panela de pressão no fogo alto. Coloque um pouco de óleo e quando estiver quente frite os pedaços de rabo. Deixe dourar bem em todos os lados e quando estiverem prontos coloque a cebola, os pedaços de cenoura, o alho, os de tomate, o salsão cortado em pedaços, os galhos de alecrim, de tomilho e tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo. Coloque o caldo de carne e o vinho. Misture novamente e feche a panela levando a fogo alto. Abaixe o fogo quando começar a apitar e deixe cozinhar por 40 minutos em fogo baixo. Apague o fogo e retire a pressão da panela. Separe os pedaços de rabada e desfie. Passe o molho por um coador apertando bem para retirar todo o caldo. Coloque o caldo coado em uma panela larga e junte os pedaços de rabada. Em outra panela coloque o arroz e ½ xicara de água quente, deixe em fogo médio cozinhando e mexendo de vez e quando. Vá adicionando o molho da rabada, com os pedaços aos poucos até que o arroz esteja pronto. Desligue o fogo e junte as folhas de agrião. Na hora de servir junte raspas de casca de limão siciliano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário