sexta-feira, 17 de julho de 2020

CHIPS DE BAROA COM CARNE DE PORCO E PICLES DE CEBOLA ROXA






Adoro essa combinação, já mostrei aqui no insta, esse porquinho desfiado com cebola no dadinho de tapioca e, também já fiz no chips de batata inglesa. Adorooo. dá para voce brincar com os legumes que fazem o chips. Muito bom.
A receita abaixo é para duas pessoas porem, o porco rende mais e pode ser congelado ou servido com outros acompanhamentos como, por exemplo, um purê de baroa ou batata, uma massa, etc...

Ingredientes
Para duas pessoas
3 Batatas baroas medias
1 Cebola roxa grande
125ml de vinagre de maçã
90gr de açúcar
1 pitada de sal
Pimenta preta em grão
Para a barriga de Porco

1 barriga de porco de 400gr
2 copos de vinho tinto seco
2 cebolas grande
3 dentes de alho
1 cenoura pequena
½ maço de tomilho
2 talos de aipo
Sal e pimenta do reino a gosto
400ml de caldo de carne caseiro


Essa receita tem 3 preparos distintos. O chips, o porco e o picles. O picles e o porco podem ser feitos na véspera ou com antecedencia. Para a Barriga de Porco

Limpe a carne e passe suco de limão. Em uma panela coloque um fio de azeite e coloque a barriga de porco para dourar. Deixe dourar bem de um lado e depois va virando ate que esteja tudo bem dourada. Junte uma cebola cortada em cubos bem pequenos para refogar até que esteja transparente. Junte o alho picado, a cenoura picada, o aipo picado e o vinho tinto. Misture bem e tempere com os galhos de tomilho, sal e pimenta do reino a gosto. Junte o caldo de carne, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe em fogo baixo por 1h30 – de vez em quando dê uma olhada para mexer e colocar um pouco mais de caldo, ou água, se for preciso, caso esteja muito seco. A carne deve ficar bem macia e desfiando. Desligue o fogo e retire a carne. Desfie toda a barriga. Reserve. Faça o picles de cebola roxa.
Descasque e corte a cebola em um mandolim para obter fatias bem finas. Em uma panela pequena coloque o vinagre, o açucar e o sal e deixe  levantar fervura. Desligue o fogo e coloque as cebolas dentro do líquido. Transfira para um vidro e, depois de frio, conserve na geladeira. Para os Chips de baroa. Descasque as batatas e passe pelo mandolim ate obter fatias bem finas - se não tiver mandolim então utilize uma faca bem afiada e corte fatias bem finas. seque. Corte as tiras em pequenos quadrados ou retângulos. Aqueça uma frigideira com óleo e, quando estiver bem quente, frite. Coloque sobre um papel toalha para escorrer. 
Para fazer a montagem é só dispor os chips de baroa, cobrir com uma porção de porco desfiado e, por cima, fatias do picles de cebola roxa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário