segunda-feira, 24 de agosto de 2020

MIGNON COM BATATAS AOS MURROS E ERVILHAS




Nessa receita eu usei o molho roti que é feito com uma redução demorada de carne e ossos de boi. O molho Rotti tem que ser feito com antecedência pois demora. Eu, normalmente, faço em quantidade e congelo, assim tenho sempre na geladeira quando preciso. Ele faz toda a diferença em um prato de carne como esse, é o toque que muitas vezes diferencia um restaurante. Se você nunca fez entao aconselho tentar, não é dificil, só é demorado.

Ingredientes
2 filés de Mignon altos
1 1/2 xícara de molho rotti caseiro (veja receita no blog)
200 gr de ervilhas congeladas
1 cebola média
2 dentes de alho
400  gr de batata bolinha lavada
200 gr de manteiga
Azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o Molho Roti
2kg de ossos de boi
1/2 kg de músculo
1 cenoura
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 tomates
1/2 salsão
2 galhos de alecrim
4 galhos de tomilho
Pimenta do reino
1/2 garrafa de vinho branco
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo do Molho: Coloque os ossos em um tabuleiro e leve ao forno até ficar levemente dourado. Transfira os ossos para uma panela grande e junte os demais ingredientes, incluindo o músculo cortado em pedaços e o vinho. Junte 1 litro de água - a água deve cobrir os ingredientes, se for necessário coloque mais um pouco. Leve ao fogo médio até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe até que o líquido tenha reduzido pela metade. Passe tudo por uma peneira e descarte os sólidos. Volte o molho para a panela e deixe reduzir pela metade novamente. Retire o que for usar e guarde o restante em potes pequenos e congele.

Lave bem as batatas e coloque em uma panela com água e leve ao fogo para cozinhar por 15 min ou até que estejam macias porém firmes. Escorra e aperte as batatas com as mãos levemente para quebra-las. Coloque as batatas em um tabuleiro e regue com azeite, tempere com sal e pimenta a gosto. Leve ao forno pre aquecido por 20 min ou até que estejam douradas. Enquanto as batatas estão no forno aproveite para fazer os demais ingredientes. Aqueça uma panela com água e sal e, quando estiver fervendo, jogue as ervilhas. Deixe por 5min e escorra. Reserve. Descasque e corte a cebola em rodelas bem finas. Aqueça uma frigideira com 2 colheres de sopa de manteiga e refogue a cebola até que esteja translúcida. Junte as ervilhas, misture bem e prove. Acerte o sal e a pimenta. Reserve. Tempere o mignon com sal e pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira com 3 colheres de manteiga, junte os dentes de alho e, quando estiver quente, coloque o mignon. Deixe dourar bem de um lado e somente depois vire para dourar do outro. Regue com a manteiga enquanto estiver dourando. Transfira para um refratário e coloque no forno por 5 min para terminar de cozinhar o centro. Aqueça o molho rotti na frigideira que foi feito o mignon aproveitando para fazer a deglaçagem. Coe o molho para ficar lisinho. Retire o mignon do forno e sirva com o molho, as ervilhas e as batatas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário