sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

ESPAGUETE PUPUNHA COM LINGUIÇA E FONDUTA DE QUEIJO



Eu já fiz essa receita aqui no blog com espaguete tradicional, feito em casa mas com farinha. Essa é a mesma versão só que com espaguete de palmito pupunha, sem gluten, para os que estao de dieta, como eu. rsrsrs
Fica uma delicia, é leve mas tem muito sabor. Eu gosto de fazer o meu próprio espaguete, compro o tolete de pupunha e corto as tiras com um descascador de legumes. Você pode usar o espaguete que já vem pronto, cortado e encontrado nos supermercados porem, eu particularmente, acho ele com menos gosto. fica a criterio de cada um.


 Para duas pessoas
2 toletes de pupunha fresco ou  1 pacote de espaguete de pupunha
200 gr de linguiça de porco de boa qualidade
6 tomates cereja pequenos
1 cebola média
2 dentes de alho
½ xícara de conhaque
1 galho de alecrim
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Fonduta
½ xícara de caldo de legumes caseiro
½ cebola
500 ml de creme de leite fresco
200 gr de queijo fontina, Grana padano, parmesão ou outro de sua preferência, ralado bem fininho
3 colheres de sopa de manteiga gelada
Pimenta branca moída na hora

Comece pela linguiça. Tire a pele e separe a carne quebrando em pedaços pequenos. Descarte a pele. 
Em uma frigideira com um fio de azeite coloque a linguiça para fritar. Quando estiver dourada, junte o conhaque e flambe. Junte a cebola cortada em cubos bem pequenos e o alho picado. Deixe refogar por um minuto e junte o alecrim e os tomates. Misture bem, acerte o sal e a pimenta se for preciso. Desligue o fogo e reserve. 
Faça o molho. Aqueça o caldo de legumes com meia cebola até reduzir a 1/3 do volume do caldo. Retire a cebola e junte o creme de leite em fogo baixo até quase ferver. Junte os queijos e abaixe bem o fogo. Mexa até que os queijos derretam por inteiro. Tempere com a pimenta branca moída na hora. Prove e acerte o sal se for preciso.
Para quem vai fazer o espaguete como eu: Pegue o cortador de legumes e retire tiras finas do tolete de pupunha. Eu uso esse cortador de legumes japonês que corta tiras finas. Faça essa operação nos dois toletes.
Aqueça uma panela com água e sal e coloque o pupunha.  Deixe cozinhar por 2 a 3 minutos. Escorra 
Para servir coloque uma porção generosa do molho no fundo de um prato, disponha o pupunha e cubra com a linguiça. 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário