quinta-feira, 18 de novembro de 2010

RISOTTO DE BETERRABA



Descobrindo a Beterraba

Dentro daquela semana de receitas de beterraba, aquela que comprei algumas no mercado para descobrir e me desencanar com esse legume que não sou muito fã, fiz o ravioli, o carpaccio e depois resolvi fazer um risotto, na tentativa de melhorar minha opinião sobre esse legume de cor tão linda mas sabor que não agrada a todos - depois do ravioli e do carpaccio realmente mudou muito a minha opinião - agora posso dizer que gosto sim de alguns pratos de beterraba. Dessa vez foi a vez das beterrabas finais sofrerem sua modificação na panela. Haviam sobrado algumas lâminas de beterraba, ainda com molho, do carpaccio e quis aproveita-las. Só estou postando a receita agora porque acabei fazendo outras coisas e deixei essa receita de lado mas todas foram feitas na mesma semana. Dos três pratos que eu experimentei esse foi o mais fraco. Esse risotto talvez fique melhor acompanhando um prato de carne, na minha opinião não é para ser degustado sozinho, precisa de um acompanhamento. O visual é lindo! Vale a experiência pricipalmente para quem já gosta de beterraba.
Com essa receita fecho, por um tempo, as experiências com a beterraba.

Ingredientes
1 beterraba
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1/4 de alho poro
arroz arbório
1 copo de vinho branco seco
caldo de galinha
queijo parmesão ralado
manteiga
azeite
sal
cascas de limão siciliano salgada

Preparo
Em uma panela cozinhe a beterraba com casca até que fique bem macia. Retire da água, retire a casca e corte em pedaços pequenos. Coloque a beterraba em um processador e bata até obter um creme. Em uma panela coloque um fio de azeite e acrescente a cebola e o alho para refogar. Acrescente o alho poro ficado e deixe refogar por mais alguns minutos. Acrescente o arroz mexendo sempre e deixe por um minuto. Coloque o vinho e mexa até que tenha reduzido quase tudo. Vá acrescentando aos poucos o caldo de frango até que o arroz esteja "al dente". Desligue o fogo, acrescente a manteiga e o queijo parmesão ralado. Acerte o sal se for necessário.


2 comentários:

  1. Que cor linda! Eu também não sou muito fã de beterraba, não. Mas esse prato está tão bonito que me atreveria.

    Um beijão

    ResponderExcluir
  2. Talita,
    experimenta o ravioli que você vai mudar sua opinião sobre a beterraba e quanto esse risoto, ele é mesmo lindo, alias todo prato feito de beterraba dá essa cor maravilhosa.
    bjs,

    ResponderExcluir