quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MOUSSE DE NOZES COM BABA DE MOÇA




Lógico que a foto ai de cima não está nem um pouco fiel ao que é essa mousse. Primeiro que nem um pouquinho de baba de moça minhas filhas colocaram para poder tirar a foto! nem tem graça. Essa foi uma das sobremesas de Natal.




Mas essa talvez seja uma das mousses mais gostosas que eu já comi. É muito leve e o sabor é deslumbrante. Tem tudo a ver com Natal e Ano Novo. Faço sempre aqui em casa mesmo fora da época das festas. É muito difícil alguem não gostar. Normalmente eu faço em uma forma de furo no meio para poder desenformar mas como fiz em casa e tinha que levar de carro para a casa da minha mãe então decidi colocar nessa compoteira que não tem risco de cair ou desmontar. O complemento dessa mousse, que é a baba de moça, é perfeita para ela.

Não se deixem levar pela foto - é bom demais!! Experimentem.

Ingredientes
Baba de Moça
2 xícaras de açucar
1 xícara de água
1 vidro pequeno de leite de coco
6 gemas peneiradas
Mousse
6 claras
8 colheres de sopa de açucar
1 vidro de leite de coco pequeno
1 xícara de nozes bem picadas ou farinha de nozes se preferir
500 ml de creme de leite fresco batido em chantilly
2 envelopes de gelatina sem sabor

Preparo
Na batedeira, bata as claras em neve firme. Adicione o açucar e continue batendo até obter um merengue bem consistente. Junte delicadamente o leite de coco e as nozes. Junte o chantilly tambem bem delicadamente para não perder a leveza da mousse. Dissolva a gelatina em 10 colheres de sopa de água fria e misture a mousse. Unte uma forma de furo no meio com óleo e coloque a mousse. Leve a geladeira por 6 horas ou até que esteja firme.
Baba de Moça
Em uma panela faça uma calda de fio grosso com a água e o açucar. Quando estiver pronta deixe esfriar um pouco. Misture as gemas peneiradas no leite de coco e misture a calda. Volte ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar.
Desenforme a mousse e cubra com a baba de moça



Nenhum comentário:

Postar um comentário