quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NHOQUE DE BATATA BARÔA COM MOLHO DE CARNE ASSADA


NHOQUE DE BATATA BAROA COM MOLHO DE CARNE ASSADA

A batata baroa esta na lista dos meus legumes preferidos, pode ser cozida, na sopa, frita, em purê, como nhoque - tudo que tem batata baroa é gostoso. Ja fizeram batata palha de baroa? Muito bom! Sempre que eu acho umas bonitas no mercado eu compro mesmo sem saber o que fazer com elas na hora. Fiz esse nhoque porque tinha uma sobra de carne assada de peito, que é muito bom, e umas batatinhas na geladeira - juntei os dois e deu esse pratinho confort food. Molho de carne assada desfiada é tudo de bom. Adoro sanduiche de molho de carne assada :)
rs!
Também tenho que trocar um pouco o macarrão por outro tipo de massa! bom a combinação foi perfeita.

Ingredientes
Para o Nhoque
1 kg de mandioquinha/batata baroa
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
sal e noz moscada a gosto
Para a carne assada
1 kg de peito de boi
vinho tinto
2 folhas de louro
sal e pimenta do reino a gosto
3 dentes de alho picados
2 cebolas médias picadas
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água
folhas de tomilho
4 tomates sem sementes

Preparo
Na véspera limpe o peito de boi retirando toda a gordura. Coloque em uma vasilha e tempere com sal, pimenta do reino, alho picado, as folhas de louro e tomilho. Cubra a carne até a metade com o vinho tinto. Tampe e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.
Em uma panela de pressão coloque um pouco de óleo e deixe aquecer. Retire a carne da marinada e escorra um pouco para que não respingue muito óleo quando for colocada na panela de pressão. Coloque a carne na panela e doure-a dos dois lados. Adicione as cebolas picadas e os tomates e refogue por alguns minutos. Adicione o vinho da marinada e cubra a carne com o caldo de carne. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por mais 40 minutos após começar a apitar. Retire a carne do fogo, retire a pressão e abra. Desfie a carne e volte para a panela com o molho. Adicione uma caixa de extrato de tomate e deixe reduzir um pouco. Acerte o sal. Se desejar pode passar o molho, antes de voltar a carne desfiada, no liquidificador. Eu prefiro assim.
Para o Nhoque: Descasque as batatas e coloque para cozinhar em uma panela com água fervente até que estejam macias. Escorra e passe por um espremedor. Adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa homogênea. Sobre uma superfície lisa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Coloque porções de massa, enrole e corte os travisseirinhos de nhoque. Em uma panela com água e sal fervente cozinhe os nhoques até que subam para a superficie da panela. Coloque as porções no prato, cubra com o molho e sirva com queijo parmesão ralado.

Um comentário:

  1. Sandra
    abri seu blog e dei de cara com esse nhoque. Quase morrir!!!!
    Me deu vontade de pegar a barca e almoçar aí.
    Que delícia!!! Poque voce não faz uns congelados para fora??? tudo seu é DELICIOSO!!!!!
    mil beijos
    bebel

    ResponderExcluir