sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PERU - PUNO E LAGO TITICACA






Ainda dentro do Peru, outro lugar que é muito bonito é o Lago Tititcaca, que fica na cidade de Puno. A cidade não é bonita mas o lago é o maior da América Sul, é lindo e possui água bem azul. Chegar a Puno requer os mesmos cuidados que chegar a Cusco, ambas as cidades estão bem acima do nível do mar, Puno está a 3.860 m, e você tem que preparar o organismo para não sentir as habituais tonteiras, dores de cabeça e vômitos. Pessoas de pressão alta as vezes sentem muita dor de cabeça e falta de ar.




Chega-se a Puno de avião em um aeroporto na província de Juliaca, do aeroporto até a cidade de Puno o trajeto é feito de carro ou de ônibus. Dentro da cidade é possível andar em taxis que consistem de uma biclicleta com dois lugares cobertos por uma carroceria de um mini carro - alguma coisa assim parecida com aquelas romizetas de antigamente. Bem simpáticos e engraçados, alías esses mesmos tipos de taxis também existem na cidade de Lima e normalmente são utilizados pelos moradores de renda mais baixa. Para quem é turista é uma ótima opção, e bem diferente, para se conhecer a cidade. O lago Titicaca era habitado por índios Uros, que criaram as famosas ilhas flutuantes que existem até hoje, e que são uma atração a parte, até hoje é onde moram seus descendentes. O lago é muito grande e muito bonito.
A chegada as ilhas flutuantes é deslumbrante e única pois tudo é feito de junco de totora: casas, barcos e ilhas!


As ilhas são construídas com o junco que sobe na superfície do lago, que é pego e cortado em pedaços de 15 cm e amarrados com cordas. Para a construção de uma ilha usa-se, mais ou menos, 10 blocos de junco. Depois colocam âncoras de madeira e pedra em vários lugares e quando tudo está pronto eles colocam junco seco em forma de cruz por cima. De 6 em 6 meses tem que colocar mais um pouco de junco e a cada 10 anos fazem uma nova ilha. As casas de junco tem cozinha e banheiro do lado de fora. Em cada ilha existe uma espécie de governador escolhido pelos moradores, mais ou menos, 40 índios. Se por acaso duas pessoas querem ser governador - não tem problema - cortam a ilha ao meio! acreditam nisso?!! :) e cada um governa um pedaço - uma forma bem simples e pratica de resolver os problemas.
É um lugar lindo e tem um artesanato feito pelos índios muito bonito. Vale a visita! Nos recomendamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário