segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PORTUGAL - BELMONTE E RIO DOURO






Continuando nossa viagem por Portugal, alugamos um carro no Porto para podermos sair conhecendo o que der vontade, sem rumo e sem horários. Nossa primeira parada foi em Póvoa do Varzim. É uma cidade de veraneio com praias muito bonitas, um lugar super agradável. Infelizmente não posso contar muito sobre a cidade porque partimos logo, ficamos apenas 1 hora pela cidade. Ao lado fica a Vila do Conde, uma continuação de Póvoa. Seguimos no caminho a procura de novas cidades para conhecer e chegamos a Ponte de Lima. Uma cidade muito bonita com construções bem antigas - para mim uma das cidades mais bonitas de Portugal. Existe uma coisa interessante nessa cidade, que desde o ano de 1125, todas as terças-feiras, é realizada uma feira medieval para os turistas, nós não chegamos a visita-la porque não era terça.




Como já disse, a cidade é bonita e vale à pena incluí-la no seu roteiro de viagem. Almoçamos no restaurante de uma brasileira, uma espécie de Tasca, pequeno mas muito bom. Essa brasileira, a Marcia, foi para Ponte de Lima com três meses de idade e nunca mais saiu da cidade, o restaurante se chama Telhadinhos. Comemos polvo a vinagrete e um tipo de fritada de bacalhau. Comida muito boa.

Belmonte





Belmonte é um lugar curioso: é uma vila com uma entrada muito feia, mas, por dentro, em torno do castelo (que foi construído na época dos romanos) é linda. A cidade tem várias curiosidades. Tem uma aldeia muito antiga dos Judeus que vale visitar, é muito bonita e bem conservada pois ainda moram pessoas nas casas. Ficamos na Pousada do Mosteiro que faz parte das Pousadas de Portugal - é um projeto bem bacana que aproveita prédios antigos, tombados, mosteiros, fortes, conventos, etc e fazem pousadas 5 estrelas.




São lugares interessantíssimos para se ficar e conhecer. Por serem todos desse mesmo projeto, as acomodações seguem mais ou menos o mesmo padrão de qualidade e você, de certa forma, uma garantia de que não vai encontrar um lugar ruim. Nós aconselhamos. A Pousada do Mosteiro é muito boa. Outra coisa que deve ser conhecida em Belmonte são seus restaurantes, come-se muito bem na cidade. (Abre-se aqui um parênteses – Onde em Portugal não se come bem????) Chegamos a ser redundantes com essas afirmações mas, de qualquer forma, fica aqui o nosso registro que realmente vale a pena conhecer os restaurantes de Portugal e apreciar, com calma, toda uma vasta cozinha que tem muito a oferecer. A cada cidade que se passa, que se conhece, é uma grata surpresa ao paladar.
Comemos no restaurante Casa do Castelo. Nossa refeição foi bacalhau com batatas ao murro, carne de porco com molho de cogumelos selvagens (todos colhidos no local) e cabrito. Tudo muito gostoso - Visite Belmonte, vale a pena!

Passeio de barco pelo Rio Douro





Este passeio é muito bonito, mas um pouco cansativo, o trajeto do barco é igual aos das antigas embarcações que transportavam os tonéis de vinho há tempos atrás. A idéia do passeio é interessante porem, tem um determinado momento que você já esta um pouco cansada. O ticket da direito a um café da manhã, um almoço e uma visita a uma vinícola. A vinícola é bem pequena e sem expressão em termos dos vinhos que produz, por isso acabamos não anotando o nome, e eu esqueci. Sorry.




A embarcação é grande e possui dois andares, na parte de baixo ficam as mesas, onde é servido o café e o almoço, e em cima é aberto com cadeiras para se apreciar a viagem. É sempre bom levar um agasalho porque faz muito frio pela manhã. O barco sai as 07h30min da manhã. Durante o trajeto passa-se por duas eclusas, a primeira com 14 m. e a segunda com 35m - a maior da Europa.






Nas margens do rio existem bastantes vinhedos e casas antigas de pedra, algumas muito bonitas. O café e o almoço são razoáveis. No almoço foi servido sopa, bacalhau e uma sobremesa. Apesar de Portugal ter excelentes vinhos, o servido para acompanhar a refeição não era essas coisas. Nosso destino final foi a cidade de Régua, chegamos as 15h da tarde e ficamos por uma hora visitando a vinícola. A volta é feita de trem até a cidade do Porto. Para fazer todo o passeio, perde-se um dia de viagem, mas se você tiver tempo, vale a pena por ser diferente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário