quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CROQUE MOUNSIER




Croque Mounsier

Me lembro direitinho a primeira vez que comi croque mounsier. Foi no Hotel Blue Tree em Angra dos Reis, café da manhã, e lá estava eu rodando as mesas com uma infinidade de opções quando resolvi experimentar aquele gratinado que eu não conhecia. Vai ai bem uns oito anos ou mais. Fiquei maravilhada, adorei e não conseguia parar de comer. A princípio não consegui identificar bem os ingredientes e fiquei meio perdida com a nova sensação que estava experimentando. Já disse aqui, várias vezes, que adoro pão, adoro queijo e a combinação perfeita estava ali. Um tempo depois, quando voltei para casa, sai à caça dessa receita que tinha gostado tanto. É uma receita mais que tradicional da culinária francesa, antiga, e como tal existem variações que rodam o planeta para nos deliciar. A que faço aqui em casa é um conjunto de duas receitas que peguei a muito tempo na internet, gosto muito. A receita original é feita com queijo gruyere porem, quando não o tenho em casa, coloco gouda, ementhal ou qualquer outro queijo que tenha disponível na minha geladeira. Pode não ficar maravilhoso como o original, mas, sem duvida, fica um lanche muito bom.

Ingredientes
500 ml de leite integral
300 ml de creme de leite fresco (quando não tenho o fresco uso o de caixinha mesmo)
60 gr de farinha de trigo
40 gr de manteiga
½ cebola
½ alho-poró
4 folhas de sálvia
2 folhas de louro
Fatias de pão brioche ou pão de forma sem casca
Queijo gruyere a gosto
Presunto a gosto
Sal, pimenta do reino e noz moscada
1 colher de sopa de mostarda

Em uma panela ferva o leite com as folhas de sálvia e louro. Deixe descansar por alguns minutos para apurar o sabor dos temperos, coe e reserve. Em uma panela coloque a manteiga para derreter, a cebola e o alho poro picados. Refogue até que a cebola esteja macia. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre até que esteja toda incorporada a manteiga. Aos poucos, e mexendo sempre, vá acrescentando o leite. Mexa até obter um creme. Retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Coloque em uma vasilha e acrescente o creme de leite, misture bem. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Acrescente a mostarda e torne a misturar bem. Reserve.
Em um pirex coloque um pouco de azeite no fundo e uma camada do creme. Coloque as fatias de pão e cubra com outra camada, não muito espessa, de creme. Cubra com uma camada de queijo gruyere e outra de presunto. Passe o creme na parte interna das fatias de pão restantes e cubra o presunto. Por cima de tudo coloque outra camada de creme. Polvilhe queijo gruyere ralado sobre os pães generosamente e leve ao forno até gratinar. Sirva quente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário