sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

LÍNGUA DEFUMADA COM PETIT POIS


Não gosto de miúdos. Na minha casa, desde que eu era pequena, sempre fomos acostumados a ter comidas diferentes na mesa além das tradicionais: frango, carne, porco e peixe. Comer pato, codorna, perdiz, rã, etc ... Nunca foi nada demais porque estávamos acostumados a isso. Da mesma forma pratos feitos com miúdos também apareciam no cardápio esporadicamente porque meu pai é fã dessas coisas: rabada, fígado, dobradinha, língua, etc... são receitas que são familiares porem não são todas que o meu paladar se acostumou. Não gosto de fígado, não gosto de moela, coração ou dobradinha, mas adoro língua. A língua é um dos meus pratos preferidos, mas tem que ser língua defumada pois da fresca eu não gosto. Eu aconselho para quem não conhece e/ou nunca comeu a língua defumada a experimenta-la! É maravilhosa! Não é em todo lugar que é fácil encontrar, mas em bons supermercados e às vezes ate mesmo em bons açougues é possível compra-la. Aqui no Rio costumo comprar na Casa do Alemão. Deixe seu preconceito de lado e experimente essa iguaria.

1 língua defumada
2 Cebolas
2 folhas de louro
2 tomates maduros
1 lata de extrato de tomate
2 dentes de alho
1 lata de ervilhas
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Vinagre

Lave a língua e coloque em uma panela de pressão com uma cebola e as folhas de louro. Leve a pressão por 20 minutos após começar a apitar. Retire a pressão e escorra a água. Com o auxilio de uma faca bem amolada retire a pele de toda a língua e limpe bem a peça. Passe vinagre e corte em fatias não muito finas, em torno de 0,5 cm. Em uma panela aqueça o azeite e coloque a cebola bem picada com o alho para refogar. Adicione os tomates picados e sem casca e faça um molho. Acrescente os pedaços de língua e o extrato de tomate com um pouco de agua. Tempere com sal e pimenta se for necessário. Deixe refogar por alguns minutos. Na hora de servir adicione as ervilhas escorridas e sirva acompanhada de arroz branco.

6 comentários:

  1. Acabei de chegar com uma lingua comprada no Alemão. Estava perdidinho. Nem li mas, já gostei. Abrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?! essa receita é maravilhosa, voce vai adorar. Ela é feita com lingua defumada. abs

      Excluir
  2. Oi, boa noite! Lí a sua receita e não entendi o por que de levar a língua defumada na panela de pressão, se ela já está pronta! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, bom dia. A lingua mesmo defumada possui uma pele grossa revestindo toda a língua que deve ser retirada para consumo. Essa pele fica muito mais fácil de ser retirada quando esta cozida, a panela de pressão também ajuda a deixar a carne mais macia. Fica uma delicia e eu super recomendo você fazer. Simplesmente amo essa receita e é uma das poucas receitas de língua que eu gosto. Essa parte de retirar a pele dá um pouquinho de trabalho mas depois é super fácil. Espero que voce goste. qualquer coisa me chama aqui. abs

      Excluir
  3. Para retirar a pele mais fácil, ao retirá-la da fervura bata nela com a lateral de um facão de lâmina pesada. Bata forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, Obrigada pela dica, nunca fiz dessa forma, vou tentar!! Abs.

      Excluir