domingo, 16 de junho de 2013

RAVIOLI DI GEMA



Já faz algum tempo que venho querendo testar essa receita. A primeira vez que a vi foi em uma reportagem sobre o chef Roberto Ravioli na televisão. É uma massa fresca recheada com ricota e espinafre mas o principal desse prato é que dentro desse recheio vai um ovo mole e quando você corta o ravióli o ovo explode dentro da massa se espalhando pelo prato. O segredo esta em fazer a massa caseira para garantir a leveza e garantir que a massa não será cozida por muito tempo de forma a não cozinhar demais o ovo. Já descrevi aqui no Blog algumas dicas para se fazer ovo com formas diferentes de cozimento. Veja as dicas.

Para duas pessoas
200 gr de farinha de boa qualidade
2 ovos
Água
2 colheres de sopa de óleo
200gr de ricota fresca
1 maço de espinafre fresco
Ovos para o recheio – essa quantidade vai depender da quantidade de raviólis que você deseja fazer. Eu, pessoalmente, para esse tipo de ravióli prefiro fazer tamanhos de médio para grande de forma que sejam servidor no máximo duas unidades por pessoa.
Sal e pimenta do reino a gosto
Noz moscada
Queijo parmesão ralado
Folhas de salvia
Amêndoas torradas

Em uma vasilha coloque a farinha, o óleo e dois ovos. Misture a massa do centro para as pontas adicionando aos poucos agua até obter a consistência em que possa trabalhar a massa com as mãos. Ela deve ficar consistente e não grudenta. Deixe descansar por uns 10 minutas coberta com um pano e depois abra com o auxilio de uma maquina de macarrão. Abra laminas de massa e utilize um cilindro para cortar os círculos de massa que serão recheados. Aconselho utilizar um corte maior para que o recheio e o ovo não saiam pela lateral do ravióli. Corte a massa em círculos na quantidade que você deseja. Lembre-se que para cada ravióli serão utilizados dois círculos. Em uma panela coloque as folhas lavadas do espinafre e cubra com agua e sal. Leve ao fogo até que esteja cozida. Escorra bem e com o auxilio de uma faca pique as folhas. Em uma vasilha coloque a ricota e com o garfo esprema até obter um creme. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Adicione uma porção de espinafre a ricota e misture bem. Vá adicionando até obter a quantidade desejada de espinafre. Reserve. Pegue um circulo de massa e disponha uma quantidade de ricota com espinafre no centro. No centro da ricota faça uma depressão como se fosse um pequeno lago. Dentro dessa depressão coloque cuidadosamente um ovo cru. Passe agua ou clara de ovo nas bordas da massa e cubra-a com outro circulo de massa. Com um garfo ou com os dedos pressione as bordas bem para que o recheio não escape quando for cozido. Repita a operação com os outros círculos até obter a quantidade de raviólis desejada. Aqueça uma panela grande com agua e sal e quando estiver fervendo diminua o fogo. Cuidadosamente adicione os raviólis na agua e deixe cozinhar por 3 minutos. Não coloque raviólis demais para que eles não se misturem e estourem o ovo. Com o auxilio de uma escumadeira retire os raviólis do fogo e escorra bem a água. Derreta a manteiga clarificada até que fique um pouco marrom, coloque as folhas de salvia e algumas amêndoas. Coloque um fio dessa manteiga no fundo do prato, disponha os raviólis e cubra com uma porção generosa de manteiga com salvia e amêndoas. Sirva com queijo parmesão ralado e torradas.



Um comentário: