segunda-feira, 21 de outubro de 2013
GALETTE DE CEBOLAS ROXAS CARAMELIZADAS COM QUEIJO
A galette é um tipo de torta redonda da cozinha tradicional francesa, normalmente aberta e possui variações no modo de preparo da massa. O recheio pode ser tão variado como os recheios e coberturas de pizzas. Essa receita de cebolas roxas caramelizadas é da Annabel Langbein e quando vi fiquei curiosa para provar pois adoro cebola caramelizada – adoro cebola. Resolvi testar como recheio dessa galette. A cebola fica uma delicia mas bem doce e melhor em pratos que acompanham carnes fortes.
Para a massa
150gr de farinha de trigo
1 colher de sobremesa rasa de fermento
Água
Para a cebola
6 cebolas roxas grandes
1/3 xicara de vinagre balsamico
1/3 xicara de açucar mascavo
1/3 xicara de água
Queijo feta, mussarela de bufala ou requeijão
Faça a massa: Na vasilha da batedeira coloque a farinha de trigo e o fermento. Misture bem e tempere com sal. Adicione um pouco de água e ligue a batedeira com a pá de bater pão. Bata e vá adicionando agua até que a massa fique lisa e homogenea. A quantidade de água pode variar conforme a qualidade da farinha e a temperatura do ambiente. Deixe descansar por pelo menos 1 hora. Abra a massa com um rolo e corte em um circulo. Disponha o recheio no centro da massa e faça uma dobra nas bordas levantando a massa para cima. Coloque porções do queijo distribuidas sobre a cebola e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que as bordas fiquem douradas.
Para o recheio das cebolas: Tire a casca das cebolas e corte-as em rodelas bem finas. Eu utilizei um mandolim para obter fatias bem fininhas. Coloque o azeite na panela e adicione as cebolas. Deixe-as cozinhar por alguns minutos até que estejam bem suadas. Adicione o açucar mascavo, o vinagre balsamico e a água. Deixe no fogo baixo até que todo o liquido tenha evaporado e as cebolas estejam começando a caramelizar. Desligue o fogo. Essa cebola pode ser guardada na geladeira por uma semana em um recipiente bem fechado. Serve para recheios ou para acompanhar pratos de carnes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário