sexta-feira, 11 de outubro de 2013
VOL AU VENT DE COGUMELOS COM BRIE
O Vol-Au-Vent é um prato de origem francesa, feita com massa folhada em formato de cestinhas e depois de assadas, são recheadas com misturas cremosas, que quase sempre são salgadas. Servem como entrada é são um aperitivo bastante popular nesse pais. O significado da palavra é Vol = Vôo, au = ao ; Vent=vento, o Vol-au-vent em uma referencia a massa folhada que é bem fina e leve. Existem vol au vent vendidos prontos em pacotinhos nos supermercados onde você so precisa fazer o recheio porem não gosto muito de utilizar esses produtos porque, geralmente, a massa é um pouco ressecada. Prefiro comprar a massa folhada, abri-la, cortar os discos e assar as cestinhas. Dá mais trabalho mas o sabor é incomparável com os vendidos pronto. Eu costumo utilizar a massa folhada da Arosa que é encontrada em bons supermercados. Aqui no Rio existem duas lojas da própria Arosa onde você encontra todos os produtos.
1 pacote de massa folhada
Manteiga para untar
1 pratinho de cogumelos shitake
1 ramo de tomilho
3 dentes de alho
1 copo de vinho branco ou de cachaça ou conhaque (usei vinho branco)
100 ml de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
5 colheres de sopa de Azeite
No supermercado você vai encontrar dois pacotes diferentes da massa Arosa. Um vem com a massa já aberta, bem fina, separada por um plástico, super pratica porque você não precisa abrir a massa com um rolo, é só colocar onde precisa ou cortar. O outro pacote vem com a massa bruta que precisa ser aberta sobre uma superfície com um rolo. Normalmente eu compro o pacote que vem com ela aberta.
O primeiro trabalho que temos que fazer são as cestinhas de massa folhada. Cada cestinha é formada de uma massa no fundo com 3 camadas de massa formando as laterais. Dessa forma se você quer fazer, por exemplo, 4 cestinhas então terá que cortar quatro fundos, ou seja, quatro quadrados lisos sem corte e mais 12 quadrados com buraco no meio para montar as laterais das cestinhas. Esse buraco no meio pode ser feito com o auxilio de um cortador ou de um xicara ou copinho de licor.
Desenrole o pacote de massa folhada e com o auxilio de um cortador corte quadradinhos de massa. Com outro cortador faça um circulo no centro de cada quadrado que será o local onde colocaremos o recheio. Em um tabuleiro antiaderente coloque os quadradinhos de massa sem o corte que servirão como fundo. Coloque o fundo no tabuleiro e unte a borda da massa com manteiga derretida. Cubra com outro quadrado com buraco e unte novamente. Repita a operação ate ter completado os 3 quadrados com buraco. Unte a parte de cima com manteiga e leve ao forno ate que estejam dourados. Cerca de 20 minutos. Enquanto a massa esta assando faça o recheio. Corte os shitakes em laminas. Retire os cabos. Em uma frigideira coloque o azeite e os dentes de alho picados. Deixe cozinhar por alguns minutos e acrescente as laminas de shitake. Misture bem e refogue por mais alguns minutos. Acrescente as folhas de tomilho e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente o vinho e deixei reduzir até quase secar. Se acrescentar cachaça ou conhaque então flambe para que a bebida evapore. Acrescente o creme de leite, misture bem e desligue o fogo. Acerte o sal se for preciso.
Retire as cestinhas do forno e preencha as cavidades com o creme de shitake. Sirva acompanhado de uma salada verde ou puro. Caso queira pode acrescentar cebola picada no refogado dos cogumelos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário