terça-feira, 20 de janeiro de 2015

HAMBÚRGUER RECHEADO, MOLHO DE GORGONZOLA E CEBOLAS CRISP



Outro dia estive em São Paulo e passeando pelo shopping vi um fast food especializado em hamburguers.  Hamburguerias são o hit do momento, existem novas abrindo nas principais cidades,  investindo pouco nas opções de escolha mas muito na qualidade do produto – o que é uma ótima noticia. As mais famosas oferecem uma ou, no maximo, duas opções de hamburguer, com a qualidade da carne e dos acompanhamento alta. Essa semana comi em uma destas novas casas aqui no Rio e fiquei surpresa com a qualidade do sanduiche. Ele veio grande e achei que não conseguiria come-lo porem o pão, de batata, era super leve, a carne super saborosa – uma delicia!! Mas o que me chamou a atenção no tal fast food de São Paulo é que todos as opções eram totalmente focadas no hamburguer – não tinham outras opções de proteina – haviam muitos molhos para acompanhar, opções bem criativas e gostosas. Gostei da ideia.

O hamburguer ai da foto teve um erro grave, coloquei a carne para moer no processador e ela passou um pouco do ponto, ou seja, moeu demais, ficou muito fina, e o resultado final ficou um pouco ressecado mas saboroso porque estava bem temperado e com recheio. A dica é nõ moer demais a carne, nem aperta-la muito na hora de moldar o hamburguer.

Ingredientes
Para duas pessoas
300gr de carne moida de boa qualidade  (150gr por pessoa)
3 cebolas grandes para o recheio do hamburguer
2 cebolas grandes para o crisp
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Óleo para fritar
60gr de queijo gorgonzola
½ copo de vinho branco
1 ½ xicara de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de manteiga
Azeite
 
Descasque e corte as cebolas em  rodelas para o recheio. Reserve 1 colher de sopa para o molho gorgonzola.  Em uma frigideira coloque a manteiga e a cebola para dourar. Deixe em fogo médio para baixo até que esteja bem dourada.  Quando estiver perto de terminar, descasque o alho e junte-o picado a cebola, deixe refogar por alguns minutos. Reserve a cebola com o alho. Pegue a carne e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Para fazer o hamburguer, normalmente utilizo um aro para ajudar no formato. Pegue um aro e coloque um pouco de carne no fundo até o meio do aro, suba um pouco as laterais para cobrir a camada de cebola que entrará em seguida. Coloque uma camada da cebola com alho refogado e, por cima, coloque o restante da carne. Retire o aro e arrume as laterais do hamburguer para que a camada de cebola não fique aparente. Reserve. Faça o molho. Em uma panela pequena refogue a cebola em um pouco de manteiga, junte 1 colher de chá de farinha de trigo e deixe cozinhar por alguns minutos fazendo um roux. Junte o vinho branco  e o queijo cortado em cubos pequenos para que dissolva com maior facilidade. Tempere com sal e pimenta do reino e para finalizar junte o creme de leite fresco. Deixe cozinhar por cinco minutos. Reserve. Faça as cebolas crisp. Descasque as cebolas e passe-as por um mandolim, se não tiver mandolim tente corta-las o mais fino possivel. Com o auxilio de um pano seque um pouco as cebolas. Em uma panela coloque o óleo, quando estiver bem quente passe farinha em uma porção de cebolas e coloque-as no óleo para fritar. Eu costumo colocar a cebola em um saco de plastico junto com a farinha, fecho com a mão e dou uma sacudida para enfarinhar tudo. Voce tambem pode colocar as cebolas em um pote fundo junto com a farinha e misturar com as mãos. Não coloque em todas de uma unica vez pois a cebola tende a soltar água e molhará toda a farinha. Polvilhe a farinha em porções que colocará diretamente para fritar. Escorra a cebola frita e coloque em um papel para secar. Frite o hamburguer. Em uma frigideira coloque a manteiga para esquentar com um fio de azeite. Coloque o hamburguer e deixe dourar bem cada um dos lados. Se o seu hamburguer estiver muito grosso, leve-o ao forno pré-aquecido por, mais ou menos, cinco minutos para garantir que o interior esteja cozido. Sirva o hamburguer com o molho e as cebolas fritas. Se desejar frite batatas para acompanhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário