domingo, 4 de janeiro de 2015

RISOTO DE CARNE ASSADA


Natal, feriado, ponte emendando o final de semana, Ano Novo, feriado novamente, nova ponte enfim, fiquei todo esse tempo sem passar aqui pelo blog. Acho que nunca fiquei tantos dias sem publicar alguma coisa. Até fiz umas seleções com receitas para as festas mas não consegui atualizar. Então vida que segue, vamos continuar com nossas receitinhas do dia a dia. Nesse meio tempo fiz o risoto da foto acima com uma carne assada que já havia preparado em outra ocasião.
Mais uma receita com aproveitamento de sobras da geladeira. Tinham algumas fatias de carne assada feita com lagarto redondo e aproveitei para fazer esse risoto que ficou maravilhoso, bem melhor do que havia imaginado. O que realmente fez com que o risoto tivesse um paladar super gostoso foi o molho da carne assada, esse foi o ingrediente mais importante dessa receita. A receita de carne assada eu ainda não passei aqui no blog mas voce pode usar a sua própria receita. 


Para duas pessoas
Ingredientes
1 ½ xicara de arroz arborio
3 ou 4 fatias de carne assada
2 xicaras de molho de carne assada (se possível)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 xícara de vinho branco seco
1 ½ xícara de água

A primeira coisa que precisa ser feita é gerar o caldo com o molho da carne assada. Retire as fatias de carne assada do molho e reserve. Coloque o molho em uma panela e adicione uma xicara de água, leve ao fogo médio e deixe por uns 10 minutos. Passe o molho por uma peneira apertando bem para aproveitar todo o caldo. Reserve. Desfie as fatias de carne bem fininho e reserve. Em uma panela coloque duas colheres de sopa de azeite, a cebola e o alho picado. Deixe refogar ate que a cebola esteja bem transparente. Adicione o arroz e misture bem até que todos os grãos estejam emulsionados com o azeite. Adicione o vinho branco, mexa e deixe reduzir ate quase evaporar por inteiro. Tempere com pimenta do reino a gosto. Vá adicionando um pouco do caldo do molho e mexa sempre até que o arroz esteja no ponto. Caso a quantidade de molho não seja suficiente para o cozimento do arroz, complemente com caldo de carne. Quando os grãos estiverem macios, adicione parte da carne desfiada e desligue o fogo. Junte 1 colher de sopa cheia de manteiga gelada e o queijo parmesão ralado. Prove a acerte o sal se for necessário. Mexa bem. Sirva a porção de risoto com um pouco da carne desfiada por cima para enfeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário