segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PÃO ROTI COM ESPECIARIAS





Roti é um tipo de pão achatado, feito sem levedura (fermento), típico do sul da Índia e países vizinhos, principalmente Maldivas e Sri Lanka.  Também é conhecido como Fulka ou Chapati.  Na índia é possivel ver a preparação desse pão nas ruas, servido com diferentes recheios (Paratha). A diferença dessa versão aqui é que ela é pincelada com especiarias assim que sai do fogo, deixando o roti bem mais saboroso. Fica ótimo para acompanhar um cervejinha.
A receita eu meio que faço de olho mesmo mas segue abaixo:

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo;
¼ de uma colher de chá de sal;
½ xícara de água em temperatura ambiente;
1 colher de azeite
Farinha de trigo para abrir a massa;
1 colher de sopa de gergelim torrado
1 colher de sopa de chili em flocos
1 colher de sopa de tomilho seco (mas pode usar fresco)


Em uma vasilha misture a farinha de trigo e o sal, misture bem e faça uma cavidade no centro da mistura.  Em seguida adicione a água e o azeite misturando para até fazer uma massa; Sove um pouco até a massa obter elasticidade e ficar bem lisa. Deixe descansar por 10 min. Em quanto isso faça a cobertura de ervas. Em uma vasilha coloque as especiarias e as 4 colheres de azeite.  Misture bem e reserve. Corte a massa em pequenas porções, mais ou menos do tamanho de uma bola de golfe, polvilhe uma superficie com farinha. Pressione as bolas entre a palma de suas mãos, em seguida passe essa massa dos dois lados na farinha de trigo. Com o auxilio de um rolo, abra bem a massa em forma de um disco. Evite adicionar muita farinha de trigo para abrir a massa pois isso fará que o pão fique ressecado;

Aqueça bem uma frigideira anti aderente. Quando estiver bem quente, coloque o disco de massa. Deixe cozinhar dos dois lados, surgirão algumas bolhas, isso indica que você deve virar a massa. Faça isso dos dois lados do disco até que a massa esteja assada, com aspecto levemente tostado. Assim que retirar do fogo, pincele com a mistura de azeite com especiarias. 





Um comentário: