segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ESPETINHO DE PEIXE E LEGUMES COM FAROFA DE ALCAPARRAS


Outra receita saudável e fácil para aqueles que gostam de comer bem. Nada mais fácil que enfiar alguns pedaços de peixe e legumes em um espetinho de churrasco, temperar e fritar/assar?! E olha que fica lindo e uma delícia. Essa receita, ou ídeia, pode ser feita tanto com o peixe quanto com carne ou frango. Aqui em casa eu faço muito o de carne, filé mingnon e frango. Minhas filhas adoram e você pode aproveitar pedaços de carne, linguiça, bacon... é sucesso na mesa garantido. A diferença é que o espetinho de frango ou o de carne, normalmente são feitos na frigideira, fritos, e esse de peixe é na assadeira, assado. Mais saudável e com menos sugeira! Use sua imaginação e coloque no espeto os legumes que tiver ou quiser. Quando faço de carne ou frango costumo usar sempre um pedaço de bacon que dá uma sabor maravilhoso no restante da carne. Bom proveito!

Espetinho de peixe e legumes com farofa de alcaparras
Ingredientes:
Para o espetinho:
1 kg de cubos de congro rosa
02 limões
Pimenta do reino
Sal
02 dentes de alho picados
500 ml de vinho branco
Azeite
02 folhas de louro
02 berinjelas cortadas em cubos grandes
02 tomates cortados em cubos
02 cebolas cortadas em cubos
02 pimentões cortados em cubos
Espetinhos de madeira para churrasco

Preparo
Tempere o peixe com o suco dos limões, sal, alho e a pimenta. Corte os legumes em cubos não muito grandes. Intercale no espetinho um cubo de peixe, um de cebola, pimentão, tomate e berinjela. Repita a operação até completar todo o espetinho. Em uma assadeira coloque um pouco de azeite no fundo e coloque os espetinhos, o louro, o vinho, um pouco mais de sal e pimenta do reino. Cubra a assadeira com papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 min.
Para a farofa:
Farinha de mandioca
100g de manteiga
100g de alcaparras
Duas colheres de colorau
Azeite
Sal

Preparo
Em uma frigideira coloque um pouco de azeite e a manteiga. Quando estiver derretida coloque as alcaparras de deixe fritar um pouco. Coloque o colorau, misture bem a vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo sempre para não grudar no fundo. Misture bem os ingredientes. Sirva acompanhada do espetinho de peixe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário