segunda-feira, 20 de setembro de 2010

TORTA DE MORANGOS





Sabe aquelas tortinhas de morangos com gelatina que ficam em todas as vitrines de padarias e confeitarias? Aquele docinho tradicionalíssimo ? que a gente vê na padaria e fica com aquela tentação de comprar e comer? que colore o visual de qualquer bancada de doces? Pois eu adoro essas tortinhas e minha avó costumava faze-las para mim quando eu era mais nova. Fazia de morango e de maça mas eu gosto mesmo é a de morangos. Foi com ela que eu aprendi a fazer esse doce que enche os olhos. Aqui em casa essa torta não dura muito. Essa aqui eu fiz algumas adaptações, substitui a receita da massa tradicional pela massa do biscoito de fécula de batata que postei aqui há alguns dias atrás. Fiz essa experiência uma vez e nunca mais voltei a fazer a receita com a massa tradicional. A massa com a receita do biscoito fica muito mais gostosa e pode ficar na geladeira por alguns dias que continua crocante e consistente. Delícia! As vezes eu faço a receita em forminhas pequenas, como geralmente é encontrada nas padarias e confeitarias, mas dessa vez resolvi mesmo foi fazer uma torta grande, que durou pouco, mas foi muito mais prática e mais gostosa. A vantagem da forma grande é que voce acaba comendo muito mais recheio que as versões pequenas. E o recheio é de creme de confeiteiro que eu também adoro. Para quem não gosta de morangos, ou maças, essa receita pode ser coberta com qualquer tipo de fruta ou até mesmo uma versão com várias frutas. O que você tem que ver é que a gelatina que cobre a torta tem que combinar em sabor com a(s) fruta(s) utilizada(s). Eu so faço mesmo essa de morango que é a minha predileta e não há substituitos para ela no meu paladar.

Ingredientes
1 receita de massa de biscoito de fécula de batata (veja aqui)
1 caixa de morangos frescos limpos e lavados
1 caixa de gelatina sabor morango
Para o creme de confeiteiro
6 gemas
6 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa rasas de amido de milho
2 xícaras de leite
baunilha
50gr de manteiga


Preparo
Prepare a gelatina conforme recomenda a embalagem e coloque na geladeira pois ela precisa estar com um pouco de consistência na hora de ser colocada sobre os morangos, se estiver aguada penetrará na massa e não ficará sobre a torta. Prepare a massa de fécula de batata conforme a receita e forre uma forma de torta, de fundo removível, de 30 cm de diâmetro. Coloque para assar a massa no forno pré-aquecido até que esteja firme e um pouco dourada. reserve. Enquanto a massa assa vá fazendo o creme de confeiteiro. Passe as gemas por uma peneira de plástico e bata com o açucar até obter uma mistura esbranquiçada, adicione o amido de milho e misture bem. Adicione gostas de essência de baunilha. Acrescente aos poucos o leite e misture bem. Leve ao fogo brando e cozinhe mexendo continuamente até engrossar, aproximadamente por 15 minutos. Retire do fogo e acrescente a manteiga misturando vigorosamente para emulsionar e dar brilho. Deixe esfriar um pouco. Quando a massa estiver assada, deixe esfriar um pouco. Coloque o creme de confeiteiro sobre a massa e espalhe de forma uniforme. Corte os morangos ao meio e cubra toda a superfície da torta. Não deixe nenhum pedaço de creme aparecendo. Quando a gelatina estiver tomando consistência, de forma que ela não esteja mais aguada e seja possível manipula-la com uma colher, cubra todos os morangos. Leve a geladeira para que a gelatina tome a consistência correta. Sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário