quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SALMÃO DEFUMADO COM VINAGRETE DE BETERRABA


Essa receita é com salmão defumado e como nem sempre é fácil achar salmão defumado em supermercados, esse foi feito em casa com uma dessas panelas de cozimento no vapor. Existem várias panelas que permitem que você cozinhe os alimentos no vapor, desde as tradicionais cuzcuzeiras nordestinas até os utensilios da cozinha oriental mas se você não tiver nenhuma delas pode, ainda, improvisar esse cozimento com aquele velho escorredor de macarrão - desde que ele seja de inox ou aluminio, colocando ele sobre uma panela com água fervente ou com a fumaça conforme explicada aqui nessa receita. Bom, eu tenho uma dessas cuzcuzeiras que são fáceis de achar em lojas de panelas e são ótimas para fazer legumes no vapor, esquentar arroz e uma série de outras coisas além do próprio cuzcuz que dá o nome a panela. O salmão fresco pode ser comprado em um bom supermercado, hortifruti ou na peixaria, desde que seja com alguém de confiança que realmente vá lhe fornecer um produto de qualidade. Verifique sempre a consistência do peixe - que deve ser firme - e a cor da carne. Essa peça foi comprada no hortifruti e estava bem fresca.

Salmão defumado com vinagrete de beterraba
Ingredientes:
Para o salmão:
Um filé de salmão com pele e escamas
Limão
Pimenta do reino
Flor de sal
Ervas secas variadas (alecrim,tomilho, sálvia, hortelã, etc.)

Preparo
Pegue uma panela para cozimento a vapor. Forre um pote com papel alumínio e coloque as ervas dentro, coloque este pote no fundo da panela de cozimento ao vapor e coloque fogo. Quando estiver pegando fogo, abafe para formar fumaça. Coloque a parte de cima da panela com o filé de salmão cortado em postas de três dedos de espessura, temperados com limão e pimenta do reino. Tampe de deixe por cerca de 30 minutos na fumaça.

Para o vinagrete:
Três beterrabas pequenas
Açúcar
Um dente de alho
Azeite
½ copo de Vinagre

Preparo
Coloque as beterrabas com casca em uma panela com água para cozinhar. Adicione um pouco de açucar na água e deixe até ficar macia. Descasque e coloque no liquidificador com o vinagre, o alho e uma pitada de açúcar. Bata e vá colocando o azeite até formar uma pasta. Para servir coloque o vinagrete no fundo do prato e por cima coloque o salmão. Tempere com um pouco de flor de sal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário