sexta-feira, 1 de junho de 2012

ESPAGUETE A CARBONARA



Essa é uma receita bem tradicional da culinária Italiana. A “pasta alla carbonara” é um prato característico de Roma, meio rustico, simples. A Carbonara original leva bacon frito e um tipo de molho feito com a gema do ovo, adicionada necessariamente depois da massa ser colocada no prato. Isso serve porque senão o ovo cozinha demais com o calor da panela e perde o seu creminho. Todo o prato deve ser coberto com muito queijo pecorino e muita pimenta do reino.

Eu não sou muito fã porque não gosto muito de ovo mas nas ultimas semanas assisti pelo menos uns 3 programas onde estavam fazendo macarrão a carbonara – acabei ficando com vontade de comer. Consegui um pedaço de bacon bem carnudo, quase sem gordura e não deixei fritar demais para que não ficasse muito gorduroso, fiz a receita pelo processo tradicional que você so adiciona o ovo depois de retirar o macarrão do fogo. Ficou gostoso mas, como disse antes, não sou fã dessa receita.

200 gr de espaguete
100 gr de bacon de boa qualidade
Queijo parmesão a gosto
100 ml de creme de leite
1 ovo
azeite a gosto
sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela com agua fervente coloque o espaguete para cozinhar. Em paralelo vá preparando o molho carbonara. Em uma frigideira coloque o bacon cortado em pedacinhos e deixe fritar. Em um pote rale o queijo parmesão e acrescente o creme de leite batido. Acrescente o ovo e mexa bem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Retire o bacon da frigideira sem a gordura. Escorra o espaguete e regue com um fio de azeite para que fique bem soltinho. Coloque em um pirex e regue com o molho de creme leite com ovo, mexa bem ate que toda a mistura esteja homogênea. Será o calor do macarrão recém retirado do fogo que irá cozinhar o molho. Adicione os cubinhos de bacon e sirva acompanhado de queijo parmesão ralado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário