quinta-feira, 9 de agosto de 2012

BUENOS AIRES - ARGENTINA

Ouvi uma frase de um motorista de taxi em Buenos Aires que define, para mim, tudo. Ele disse: “Buenos Aires é uma cidade que deve ser visitada olhando-se para o alto” – corretíssimo!! Nada é mais bonito do que os prédios antigos que existem na cidade. Para quem é arquiteto é puro deleite. Um dos passeios mais bacanas é sair pelas ruas de alguns bairros e admirar a arquitetura com seus prédios cheios de detalhes e muita historia.

Deixe para lá essa mania de brasileiros de ficar perto da Calle Florida e escolha um bairro bem charmoso para se hospedar, a cidade é cheia de hotéis a um custo atualmente bastante acessível para qualquer brasileiro. Nossa viagem foi de muitas caminhadas e dessa forma conhecemos praticamente quase todos os pontos importantes de Buenos Aires. Mas, se você não for chegada a muito esforço e exercício, pegue um taxi sem problema. Os preços são baixos, mesmo com as voltas que os motoristas dão quando veem que somos turistas. Bem parecido com os motoristas do Rio de Janeiro. Praticamente todos os motoristas que pegamos foram muito simpáticos e atenciosos, dispostos a praticar seu lado “ guia turístico” durante a viagem e, obviamente, aumentar em muito o custo do taxímetro.

Pegamos um mapa assim que chegamos no hotel e traçamos nossos pontos de interesse. Depois foi só aproveitar. Tivemos muita sorte porque, embora muito frio, os dias estavam lindos. Ficamos na Recoleta que é um bairro bastante simpático com varias lojinhas e restaurantes e bem perto do centro podendo ir caminhando quando se precisava.

Como chegamos na cidade antes do feriado aproveitamos o primeiro dia para fazer as habituais compras nos outlets. Pegamos um taxi na Recoleta e pedimos que o motorista nos deixasse no inicio da rua Gurruchaga esquina com a Calle Aguire. A meca dos outlets. De lá fomos caminhando até a Calle Cordoba, outro ponto bastante conhecido pela concentração de outlets.

Todas essas dicas nos pegamos em um blog muito bacana sobre a cidade e que eu recomendo que vocês deem uma olhada - http://myvillacrespo.com/2009/08/mapa-outlets/

Essa dica nos pegamos do site acima:
A meca dos outlets fica na avenida Córdoba, em Palermo, entre os números 4.200 e 4.900 (é bom lembrar que lá as quadras medem 100 metros, então, é uma boa caminhada). Como referência, vá de táxi e peça para descer na esquina entre Córdoba e Scalabrini Ortiz.

As roupas são baratas mas não podem ser comparados aos preços de quem esta acostumado, por exemplo, a comprar nos USA. Vale a pena porque o real esta valorizado em relação ao peso. O que eu achei de melhor foram os sapatos e as bolsas. Essas ultimas realmente vale a pena comprar porque são bonitas e de ótima qualidade. Fizemos as nossas compras na Prune.

Se for andar pela região dos outlets entre a Gurruchaga e a Aguire, não deixe de reservar um tempinho para tomar um café no Malvón. O lugar é super charmoso e a comida bem gostosa. Os pães são maravilhosos mas não podem ser servidos na mesa. Nesse caso vale a pena compra-los e come-los durante a caminhada pois são de deixar você de joelhos. Estivemos duas vezes no Malvon e comemos uma espécie de focaccia, mas que para eles tem outro nome, de azeitonas pretas maravilhosa. Você fica louco com a vitrine. O lugar tem uma decoração vintage e climinha de casa de avó, tem um cardápio super bacana que inclui pancakes, bagels, english muffins, cornbread e pães ma-ra-vi-lho-sos. Você também acha Pecan Pie, brownies, muffins e cookies).

Malvón - Calle Serrano, esquina com Aguirre, Villa Crespo

Couro e lã – Existe uma rua conhecida como outlet das fabricas de couro mas, sinceramente, achei a maior perda de tempo ter ido nesse lugar. Principalmente porque a maioria dos modelos das roupas são bem antiquados e não achei os preços tão bons assim. Mas fica a critério de cada um. Peça ao taxista para te deixar na Calle Murillo.

Nos outros dias fizemos os passeios mais tradicionais para conhecer a cidade. O lugar que mais gostamos foi Puerto Madero e a região de Palermo SOHO. O bosque de Palermo é lindo e bem grande e vale uma visita. Também é bem bonita a região de Palermo onde se encontram antigas casas enormes que atualmente valem milhões. A arquitetura, como sempre, é maravilhosa.

Outro passeio bem bacana que fizemos foi a visita ao Museu de Arte que fica no Bosque de Palermo. O Museu não é muito grande mas possui obras de pintores famosos como Monet, Manet, Degas, etc... Bem bacana para quem gosta.
Puerto Madero – é um a antiga região do porto que foi revitalizada e agora é um bairro super descolado e chique, com prédios bacanas e restaurantes maravilhosos. E não tenha medo de gastar nos restaurantes de lá: você não vai achar coisa mais barata no resto da cidade. É um lugar para caminhar e ver a vida passar devagarinho.
 Plaza de Mayo - A central do poder em Buenos Aires é uma visita que esta nos pontos turísticos mas que eu, pessoalmente, não achei nada demais. De um lado, temos a Casa Rosada. Do outro, a Catedral. No outro, o Banco Central. Todos prédios centenários. E muitos protestos rolando, turistas fotografando, vendedores te abordando.

Calle Florida - É o destino preferido dos turistas brasileiros que, algumas vezes, dão a impressão que Buenos Aires se resumo a apenas essa rua. Tudo bem que são muitas lojinhas, e a famosa Galeria Pacífico (aquela que tem MAC, Swarowsky e um monte de grifes bacanas) mas não é o lugar onde se encontram os melhores preços. Fizemos todo o trajeto da Calle Florida do numero 1 ao 1000, são algumas quadras mas é um passeio interessante. No final da Calle florida você esta bem perto da Plaza de Mayo e pode fazer essa visita também a pé andando poucas quadras a esquerda. É nesse final da Calle Florida que fica o ponto inicial do ônibus turístico que visita 20 pontos em toda Buenos Aires. Nos não fizemos o passeio por três motivos: A fila era desanimadora, mais de 50 pessoas esperando a horas, os preços são altos e a maioria dos pontos nos já havíamos conhecido nos nossos passeios.

Galeria Pacifico – Já virou um ponto turístico para os Brasileiros e, de certa forma, é bem bacana. A arquitetura, como quase todas em Buenos Aires, é linda. Entre e olhe para cima, é muito bonito e diferente para um shopping. As lojas são bem bacanas e luxuosas porem os preços deixam a desejar pois são mais salgados que em outras regiões da cidade.

Um outro passeio que gostei bastante foi caminhar pela Avenida Alvear, uma das mais chiques da cidade. É nela que você vai ver o Hotel Alvear, o mais luxuoso de Buenos Aires, as lojas de grifes super famosas e prédios muitos bonitos.

Livraria El Ateneo - Existem diversas filiais da livraria na cidade, mas a mais conhecida é a localizada na Avenida Santa Fe. Um antigo teatro foi transformado e o resultado não poderia ser mais bonito. O lugar é lindo e aconchegante. Vale uma visita, alias, toda a Avenida Santa Fé vale uma visita a pé. Existem varias lojas bacanas nessa região com preços bem convidativos. Achei as lojas bem mais interessantes que as da Calle Florida.
Alguns pontos que são considerados turísticos eu não gostei como visita ao estádio do Boca. O bairro é muito feio e pobre porem dizem que possui bons restaurantes italianos no local e famosas casas de tango mas não fiquei com muita vontade de visita-los. O famoso bairro de El caminito também não gostei. São 3 ruas bem turísticas e muito coloridas mas que não vale a perda de tempo. Turístico demais. Deixe por ultimo se sobrar tempo. Vá te taxi, em 30 minutos você conhece o lugar e como ele fica no Boca então aproveite para conhecer o bairro pelo taxi, que como disse é bem simples e pobre. Na viagem você passará pelo estádio do Boca Juniors, que também faz parte dos pontos turísticos da cidade.

Minha impressão final é que a cidade é bonita, agradável, come-se bem e é possível fazer boas compras mas não sei se é uma lugar que eu gostaria de voltar